No próximo domingo 8 de maio, uns dois mil imigrantes latino-americanos se reunirão no santuário Mariano do Torreciudad, para orar “pela paz e estabilidade de seus povos e por todas as famílias do outro lado do Atlântico".

A convocatória Mariana, organizada no marco do V Encontro dos Povos da América, espera reunir a umas duas mil pessoas da Colômbia, Equador, Honduras, Peru, Bolívia e Espanha.

O coordenador do evento, Germán López, assinalou que “o ato abre as portas tanto a latino-americanos como espanhóis porque diante da Virgem todos pertencemos a um mesmo povo e a uma só raça".

Por sua parte, o reitor de Torreciudad, Javier Mora-Figueroa, indicou que nesta ocasião "rezaremos especialmente por nossos irmãos equatorianos, para pedir por seus parentes e para que volte a paz em seu país".

O ato Mariano se iniciará ao meio dia com uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo Emérito de Porto Rico, Cardeal Luis Aponte Martínez, e durante o ofertório se colocarão os produtos e instrumentos de trabalho que os peregrinos levem consigo.

Pela tarde, terá lugar um festival de música com atuações folklóricas de grupos latino-americanos. A jornada concluirá com a procissão pela esplanada do Santuário e o Rosário.