O jornal El Tiempo destacou o trabalho apostólico de Irmã Cecilia, uma religiosa vicentina de 90 anos que há três décadas colabora com o Corpo de Bombeiros do Popayán, em Cauca,.

A religiosa, originária de Pereira, ostenta o grau de capitã e embora admita já não estar “para esses trotes”, como atender as emergências, sua simples presença inspira respeito e carinho no Corpo ao qual pertence.

Irmã Cecilia relata que o Senhor a chamou à vida consagrada aos vinte anos, durante umas férias nas quais a sua tia a levou ao hospital San João de Deus, em Cali. Uma dessas madrugadas viu, de uma janela, a uma religiosa vicentina orando à uma da manhã junto ao leito de morte de um paciente. “Senti um golpe muito grande no peito e me disse: 'Tenho que ser vicentina'”, recordou.

Sobre seu ingresso ao Corpo de Bombeiros, a religiosa conta que “os via trabalhar nas

ruas, com suas máquinas e seus uniformes, e me parecia muito bonito”. Contudo,

assegura que a decisão de unir-se foi “coisa de Deus”.

Uma manhã chegou ao local com o fim de recomendar a um moço que queria alistar-se, mas como o comandante não se encontrava, começou a dialogar com os bombeiros. Retornou durante os seguintes dias, até que decidiu contar-lhe a sua superiora, quem a apoiou lhe dizendo: “Se você sentir que lá pode fazer seu apostolado, continue”.

Irmã Cecilia não usa o uniforme de bombeiro, mas conseguiu impor ordem e disciplina dentro da estação, e embora não participou de muitas emergências, sabe que com seu trabalho contribui em afastar a seus companheiros de outros tipos de fogo.