Médicos de diferentes países ibero-americanos refletiram no IV Congresso Latino-americano de Médicos Católicos sobre a importância de que a tecnologia seja sempre usada a favor da dignidade do homem, já que “não tudo o que tecnicamente é possível, é moralmente plausível".

O encontro é organizado a cada quatro anos pela Federação de Associações Médicas Católicas da América Latina (FAMCLAM) e procura impulsionar do Magistério da Igreja a evangelização do exercício da medicina na região.

O presidente do FAMCLAM e da Academia de Medicina São Lucas, Francisco Díaz, recordou que o grande desafio dos médicos atualmente é a defesa da vida humana da concepção até a morte natural. “Esta defesa da dignidade da vida humana na vida nascente, durante seu desenvolvimento e também no momento de

a morte é vital”, ressaltou.

Na exposição “nascer com dignidade”, Pilar Vigil da universidade Católica do Chile, defendeu os benefícios do reconhecimento da fertilidade apoiados nos estudos do matrimônio Billings.

“Esse método que pretende facilitar um conhecimento natural do ciclo feminino da fertilidade, dá à mulher toda a informação e a afasta de manipulações por parte de terceiros. É um conhecimento de sua situação atual, dos períodos de fertilidade que

tem e os que deveria ter”, indicou.

Por sua parte, Fernando Orrego da Universidade dos Andes do Chile, qualificou a Pílula do Dia Seguinte como "uma fantasia" já que como anticoncepcional tem uma eficácia mínima porque só é “eficiente” se se toma dois ou mais dias antes da relação sexual. Adicionou que em troca como abortivo sim é eficaz, já que a dose do princípio ativo é tremenda, 50 vezes superior à dose de um anticoncepcional ordinário.

O membro da Academia Pontifícia para a Vida, Dr. Juan de Dios Vial Correia, examinou o impacto cultural que a fecundação in vitro teve desde sua implementação faz 30 anos.

“Dita técnica reduz a geração de um novo ser humano à fabricação de um indivíduo. Os agentes já não são os pais, trata-se de um processo similar a um processo de produção industrial que suporta a desprezar o embriões restantes e os que não cumprem os controles de qualidade”, indicou.

Os peritos presentes destacaram que a ciência genética é unânime ao indicar o momento da concepção como o instante do início da vida. Desta forma a ciência desde seu âmbito e com autonomia, confirma um princípio filosófico e antropológico defendido pelo magistério da Igreja.