Em sua homilia na Missa celebrada na manhã de hoje na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco sublinhou que a salvação não vem dos poderes nem de “algo majestoso”, mas “do pequeno” e da simplicidade das coisas de Deus.

“Porque na nossa imaginação – lamentou Francisco –, a salvação deve provir de algo de grande, de majestoso; somente os poderosos nos salvam, aqueles que têm dinheiro, que têm poder: eles podem nos salvar. E o plano de Deus é outro!”.

“A salvação vem somente do pequeno, da simplicidade das coisas de Deus”, assegurou.

Em sua homilia, o Santo Padre destacou nas leituras de hoje o tema da “indignação”: “Naamã, o sírio que se indigna por um leproso e pede ao profeta Eliseu que o cure, mas não aprecia o modo simples com que esta cura pode acontecer. E se indignam também os moradores de Nazaré diante das palavras de Jesus”.

Essa indignação, indicou o Papa, deve-se ao fato de que o projeto de salvação de Deus que não segue os nossos esquemas e não é “como nós pensamos que seja a salvação, a salvação que todos queremos”.

Em seguida, Francisco recordou: “Os saduceus buscavam a salvação nos compromissos com os poderes do mundo, com o Império... uns com grupos de clérigos, outros com grupos de políticos, procuravam assim a salvação”.

“Quando Jesus faz a proposta do caminho de salvação, jamais fala de coisas grandes”, mas “de coisas pequenas”, sublinhou.

“Como preparação à Páscoa, eu os convido – também eu o farei – a ler as Bem-aventuranças e a ler Mateus 25, e pensar e ver se algo disso me indigna, me tira a paz. Porque o desprezo é um luxo que somente os vaidosos, os orgulhosos podem se permitir”.

O Pontífice destacou também que “se no final das Bem-aventuranças, Jesus diz uma palavra que parece...  mas por que isso? ‘Bem-aventurado aquele que não se escandaliza comigo’, que não despreza isso, que não sente desprezo”. 

Ao finalizar, o Papa Francisco reiterou: “Fará bem a nós tomar um pouco de tempo – hoje, amanhã – ler as Bem-aventuranças, ler Mateus 25, e ficarmos atentos ao que acontece em nosso coração: se existe desprezo, e pedir a graça ao Senhor para entender que o único caminho da salvação é a ‘loucura da Cruz’, ou seja, a aniquilação do Filho de Deus, de Deus, e fazer-se pequeno”.

Confira também: