Seguindo o exemplo do Papa Francisco que chegou como peregrino até o Santuário da Virgem de Guadalupe na Cidade do México, 90 mil fiéis peregrinaram desde Toluca até este importante local Mariano.

Os fiéis provenientes de Toluca chegaram desde o dia 24 de fevereiro na Cidade do México por ocasião de sua 78ª Peregrinação à Basílica de Guadalupe.

 

Na segunda maior peregrinação diocesana do país, depois da peregrinação do Querétaro, os fiéis percorreram cerca de 80 quilômetros para rezar aos pés da Virgem ‘Morenita’ de Tepeyac.

O SIAME informou que na quinta-feira o Bispo de Toluca, Dom Francisco Javier Chavolla Ramos, encorajou os peregrinos a seguir o exemplo do índio São Juan Diego, o vidente da Virgem de Guadalupe, e assim como ele saíssem das igrejas e levassem consolo aos marginalizados.

Em sua homilia, o Prelado ressaltou os diferentes milagres que aconteceram por intercessão da ‘Morenita’ de Tepeyac, que serviram também para “abrir as mentes céticas e assim aproximar o consolo de Deus aos doentes, aos que sofrem, aos pobres, aos desprezados e vulneráveis”.

Em seguida, Dom Chavolla exortou a seguir o exemplo do Papa Francisco que saiu às periferias para mostrar com seus atos a misericórdia de Deus.

“Assim o fez Sua Santidade ao encontrar-se conosco recentemente, e isso nos deixa bem claro que os acontecimentos devem e estão ligados à nossa vida diária”, expressou.

O Bispo de Toluca exortou ainda a ter disposição para escutar o choro, a tristeza e as dores dos irmãos “a fim de consolá-los e libertá-los, para assim aproximar-lhes a misericórdia que a Virgem nos ensinou”.

Durante a Eucaristia rezou também pelos 25 anos de bispo de Dom Chavolla e pelo bom retorno dos peregrinos a Toluca.

Confira ainda: