Na manhã de ontem, o sacerdote franciscano Dhiya Azziz, depois de ter sido vítima de dois sequestros na Síria, participou da Missa que o Papa Francisco celebrou na Casa Santa Marta e saudou o Pontífice.

O sacerdote iraquiano tem 42 anos e é natural de Qaraqosh, Iraque.

Pe. Azziz é pároco de Yacoubieh na Síria. No dia 28 de dezembro de 2015, a Custódia da Terra Santa alertou que desde o último dia 23 de dezembro tinham perdido o contato com o sacerdote franciscano, o qual havia voltado a sua paróquia em Yacoubieh logo após regressar da Turquia, onde visitou algumas pessoas da sua família, que vivem como refugiados, desde que o Estado Islâmico invadiu Qaraqosh (Iraque).

O Pe. Azziz foi libertado no começo do mês de janeiro e os detalhes de seu cativeiro se mantiveram em sigilo. Foi a segunda vez que o sacerdote foi sequestrado. A primeiro ocorreu no dia 4 de julho do ano passado, na aldeia síria de Yacoubieh. Foi libertado seis dias depois.

Segundo informações da Rádio Vaticano, desde o início do conflito sírio, as milícias jihadistas e os grupos combatentes sequestraram vários expoentes da comunidade cristã local. Entre eles os Bispos Ortodoxos Boulos Yazigi e Mar Gregorios Youhanna Ibrahim, sequestrados no dia 22 de abril de 2013; o padre Paolo Dall’Oglio, do qual se desconhece o paradeiro.

No ano passado, o sacerdote Jacques Mourad, que esteve cinco meses nas mãos do Califado Islâmico, até que conseguiu escapar.

Confira também: