Na segunda-feira passada anunciaram a libertação dos que seriam os últimos 42 cristãos sequestrados pelo Estado Islâmico (ISIS) na Síria em fevereiro do ano passado; entretanto, meios internacionais recordaram que o grupo jihadista ainda mantém a outros cristãos prisioneiros neste país.

O último grupo libertado forma parte das 230 pessoas sequestradas pelo ISIS em fevereiro de 2015, quando invadiu as 35 vilas cristãs à beira do rio Khabut, no nordeste da Síria.

Segundo fontes assírias, a paulatina libertação destes cristãos aconteceu logo depois de que haviam pagado o resgate negociado com o grupo terrorista, que em um princípio exigiu 100.000 dólares por cada um dos reféns, mas as autoridades religiosas assinalaram que estava fora do seu alcance pagar tal valor. Até o momento não sabemos qual foi o valor final.

Entretanto, em declarações ao semanário Tempi, Svante Lundgren, da Federação Assíria da Suécia, “ainda há sete cristãos que precisam ser libertados. Disseram nossas fontes que estão no terreno. Inclusive nos deram os nomes dos sequestrados”.

Além disso, indicou o semanário italiano, “não podemos achar que o drama dos assírios terminou”, porque o ISIS também mantém “179 pessoas sequestradas na cidade de Qaryatayn desde o dia 6 de agosto de 2015. Se estes forem ainda prisioneiros, outros 71 foram libertados nos meses passados, enquanto o Pe. Jacques Mourad conseguiu escapar em 10 de outubro”.

Confira também: