O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, viajará no último trimestre deste ano para participar de um congresso organizado pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) por ocasião dos seus 50 anos.

Segundo Europa Press, está prevista a participação do Cardeal Parolin em umas jornadas internacionais organizadas pela CEE em colaboração com a Fundação Paulo VI e nas quais falarão acerca do Beato e da sua relação com a Espanha.

Durante o mês de junho também está prevista a celebração de um congresso em colaboração com a Universidade Pontifícia de Salamanca a respeito das conferências episcopais.

A Biblioteca de Autores Cristãos (BAC) participará deste aniversário com a publicação de dois tomos com os documentos da Conferência Episcopal Espanhola dos últimos 15 anos (2000-2015).

Por sua parte, a CEE desenhou um logotipo comemorativo que será a “imagem” da CEE durante o ano 2016.

A criação de conferências episcopais foi uma ideia que nasceu durante o Concílio Vaticano II, finalizado no dia 8 de dezembro de 1965.

Dois meses depois, entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março de 1966, começou a primeira assembleia plenária do Episcopado espanhol. Naquela ocasião, aconteceu na Casa de Exercícios del Pinar de Chamartín de la Rosa (Madri) e exerceu a função de presidente o Cardeal Enrique Plá y Deniel, então Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha.

Durante esta primeira assembleia, os bispos espanhóis aprovaram os primeiros estatutos da CEE, ratificados por Paulo VI neste mesmo ano, e elegeram o primeiro presidente, o então Arcebispo de Santiago, Cardeal Fernando Quiroga Palacios.

A Conferência Episcopal Espanhola foi constituída de maneira oficial no dia 1º de março de 1966.

Confira também: