Não há inverno nem gelo que detenha a celebração da Missa. É o que demonstraram os estudantes católicos de Michigan Tech University (Estados Unidos). Eles construíram uma capela de neve no campus, onde celebraram a Eucaristia.

A ideia de construir esta capela de neve surgiu durante o carnaval de inverno da universidade, em uma competição na qual tinham que fazer esculturas de neve.

A construção original desta capela foi inventada pelo Pe. Hasse, pároco de St. Albert the Great University, que realiza trabalho pastoral nesta universidade e que inclusive conseguiu a permissão do Bispo local para celebrar a Missa.

Em janeiro deste ano, o sacerdote reuniu mais de 100 estudantes e os paroquianos para construir o templo, o qual chamaram Capela de Nossa Senhora das Neves – com dez metros de altura e cinco metros de largura –, tem um altar, candelabros e uma pia de água benta.

Depois que a construção foi terminada, no dia 5 de fevereiro, foi celebrada uma Missa inaugural na qual estiveram presentes mais de 140 pessoas.

“Entre eles havia estudantes, famílias e pessoas que viviam neste local, em um ambiente de muita oração e reverencia. Foi lindo”, manifestou o Pe. Hasse.

A respeito da novidade deste projeto, o sacerdote comentou ao Grupo ACI: “Construir uma capela de neve é uma boa maneira para que as pessoas pensem em Deus, na Eucarística e na Igreja durante o inverno”.

“Foi um trabalho muito difícil, muito divertido e espero que contribua na evangelização de Houghton… embora a capela tenha sido construída somente por uma temporada”.

O sacerdote comentou que a intenção da construção é pastoral e assinalou: “Não queremos que isto seja somente uma novidade, mas esperamos que seja algo através do qual as pessoas lembrem de Deus durante o inverno”.

Embora saibam que o gelo e a neve da capela se derreterão quando terminar o inverno, o Pe. Hasse e os estudantes já têm vários projetos como uma nova capela que seria maior e com mais detalhes como bases e inclusive seriam implementadas janelas de gelo.

“Em uma universidade de engenharia, onde aprendem sobre desenho e tecnologia, acredito que o céu é o limite”, concluiu o Pe. Hasse.

Confira ainda: