As principais associações em defesa da vida se reunirão no próximo dia 12 de março em Paris (França) no I Foro Europeu ‘One Of Us’. Preve-se que participem deste evento milhares de pessoas que trabalham na defesa do não-nascido, desde sua concepção até a morte natural.

O presidente da ‘One Of Us’, Jaime Mayor Oreja, disse durante coletiva de imprensa que a celebração deste encontro “expressa que não aceitamos resignadamente a atual situação política, jurídica e social em relação ao direito à vida. O principal e mais importante debate que acontecerá na próxima década será de caráter cultural”.

Por sua vez, Ana del Pino, coordenadora europeia da Federação ‘One Of Us’, explicou que se trata de um movimento pela defesa da vida “mais ativo do que nunca na Europa”.

O encontro europeu acontecerá no histórico teatro Gaveau. Até então, há cerca de mil participantes inscritos e está prevista a participação de políticos e personalidades de diversas nacionalidades europeias.

Entre os presentes, estarão o ex-ministro da Justiça espanhol, Alberto Ruiz Gallardón; o escritor espanhol Juan Manuel de Prada; a ministra de saúde italiana Beatrice Lorenzin; o presidente do Movimento Italiano pela Vida, Pier-Luigi Gigli; o Presidente do Partido Democrata Cristão francês (UMP), Jean-Frédéric Poisson; o magistrado francês e presidente da Fundação Jerome Lejeune, Jean Marie Le Méné.

Conforme explicou del Pino, durante a jornada falarão acerca do escândalo da multinacional abortista Planned Parenthood, da legalização da eutanásia na Europa, das barrigas de aluguel e das ameaças contra a defesa da vida.

Prêmio à defesa da vida

Durante o encontro, será entregue o I Prêmio Europeu ‘One Of Us’, por meio do qual desejam “homenagear os heróis da vida”, personagens que consideraram ter um “compromisso excepcional na defesa da vida”.

Entre os nomeados estão o famoso cantor italiano Andrea Bocelli; Pattaramon Chanbua, tailandesa que fez barriga de aluguel e rejeitou submeter-se ao aborto durante a gestação de um dos seus gêmeos. O casal australiano que a contratou exigiu que abortasse porque um dos bebês nasceria com síndrome de down. Atualmente, ela cuida da criança. Também foi nomeada Maria Wagner, ativista pró-vida canadense presa por mais de seis ocasiões por ter organizado vigílias de oração em frente aos centros abortistas.

Shinya Yamanaka, médico japonês pioneiro na utilização de células reprogramadas em medicina regenerativa que não exigem a destruição de embriões, que em 2012 recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, também foi nomeado. A última desta lista foi Viviane Lambert, mãe francesa cujo filho, Vincent, está tetraplégico durante 38 anos. Os médicos pretendiam retirar-lhe a alimentação artificial e ela defendeu a vida do seu filho, rechaçando a instrumentalização dessa decisão a fim de promover a eutanásia.

Atualmente a ‘One Of Us’ reúne 31 organizações nacionais de 18 países europeus, como a associação Cidevida, a plataforma Citizen Go, a associação de cientistas e investigadores CíViCa, a Federação Espanhola de Associações Pró-vida, o Foro Espanhol da Família, a Fundação REDMADRE, a Fundação Valores y Sociedad, a plataforma Hazte Oír e a associação Profissionales por la Ética.

Para inscrever-se ao Primeiro Foro Europeu One Of Us pela Vida acesse: http://www.oneofus.eu/pt-pt/

Confira ainda: