O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira novos Bispos para duas dioceses brasileiras. Padre Ricardo Hoepers, da Arquidiocese de Curitiba (PA), assumirá a Diocese de Rio Grande (RS). Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, será Bispo Coadjutor de Juazeiro (BA).

O Pontífice acolheu o pedido de renúncia do Bispo da Diocese de Rio Grande (RS), Dom José Mário Stroeher, por motivo de idade, conforme o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Seu sucessor, Padre Ricardo Hoepers, era até então pároco da paróquia Santo Agostinho, em Curitiba.

Padre Ricardo nasceu em 16 de dezembro de 1970, na capital paranaense. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José aos 19 anos. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no “Studium Theologicum Claretiano”, em Curitiba. Foi ordenado sacerdote em 31 de janeiro de 1999.

Tem especialização em Bioética pela Faculdade São Camilo, em São Paulo, e licenciatura em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também fez doutorado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana de Roma.

Na trajetória como padre, foi diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba, coordenador geral do clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, assessor eclesiástico da pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da CNBB. É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.

Já Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, que assumirá como Coadjutor de Juazeiro, é Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

Natural de São Francisco do Sul (SC), nasceu em 16 de setembro de 1965. Ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, transferiu-se para a Província de Santo Antônio, no nordeste do país.

Realizou sua profissão religiosa em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda.  Licenciou-se em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (2005-2007).

Frei Carlos Alberto foi pároco em várias paróquias; mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência O.F.M. no Brasil.