Um dos testemunhos compartilhados na tarde de segunda-feira no estádio Víctor Manuel Reyna, em Tuxtla Gutiérrez, durante encontro do Papa Francisco com as famílias, sublinhou a importância da fidelidade no matrimônio, que é possível o amor fiel por toda vida.

Menelio Hernández contou brevemente a história de seus pais que já têm 50 anos de casados. Este é seu testemunho completo:

Santo Padre, muito boa tarde. Dá-nos muita alegria que tenha vindo a Chiapas nos visitar. Sua presença em meio a nosso povo é uma grande bênção. Nos sentimos muito felizes com sua visita.

Minha esposa, meus filhos e eu viemos acompanhando meus pais, que viveram, graças a Deus, mais de cinquenta anos juntos. Eles são Aniceto Hernández e Criselda Roblero. Deles nascemos cinco irmãos: Mauro, Regina, Maximiliano, Adrián e um servidor: Menelio Hernández.

Os duzentos casais de esposos aqui presentes e meus papais que renovam sua aliança matrimonial dão testemunho que o amor fiel é possível. Eles, há cinquenta anos, juraram amar-se e dar vida em seus filhos.

Junto com eles, minha família se sente abençoada porque, através de nossos pais, Deus nos deu de presente a fé católica. Graças a seu testemunho e seus ensinos aprendemos o valor da oração, a escuta e a leitura da Palavra de Deus.

Aprendemos a reconhecer o grande valor de nossa participação nos sacramentos. Também reconhecemos o presente de Deus através da sua pessoa, dos bispos e sacerdotes que vão guiando nossa fé. Damos graças a Deus pela sabedoria de nossos pais anciãos.

Pedimos-lhe que faça muita oração por nós, por nossa pátria e por nosso povo que sofre muita pobreza pela falta de trabalho, os salários baixos e os preços tão altos dos produtos básicos. Somos um povo que sofre, mas que tem esperança, fé e muito amor para seguir transmitindo o amor de Deus aos nossos filhos e às novas gerações.

Novamente, obrigado por sua visita e vá com a confiança de que os fiéis católicos de Chiapas sempre rezaremos por você. Deus o abençoe, Santo Padre.

Confira também: