Ao receber aos novos recrutas da Guarda Suíça que hoje emprestarão juramento, o Papa Bento XVI recordou os ideais deste histórico corpo e os alentou a servir com entusiasmo para testemunhar a jovialidade da Igreja.

O Santo Padre recebeu na Sala Clementina aos 31 novos recrutas, acompanhados por seus familiares e amigos, que emprestarão juramento esta tarde como membros da Guarda Suíça Pontifícia no Pátio de São Dámaso do palácio apostólico vaticano.

Falando em alemão, francês e italiano, a Papa explicou que  a Guarda Suíça há cinco séculos é um “pequeno exército formado nos grandes ideais”. Estes ideais são “uma sólida fé católica, o modo cristão de viver convencido e convincente, a fidelidade inquebrável e o profundo amor à Igreja e ao Vigário de Cristo, consciência e perseverança nas tarefas pequenas e grandes do serviço cotidiano, valentia e humildade, atenção a outros e humanidade", indicou.

Segundo o Pontífice, "na pessoa do Papa servis à Igreja inteira; colocai a seu serviço o vosso entusiasmo juvenil, vossa vitalidade e frescura interior. Olhando-vos, vem-me à memória o que disse durante a celebração litúrgica do início de meu pontificado: ‘A Igreja está viva. A Igreja é jovem. Leva consigo o futuro do mundo e por isso, também mostra a cada um de nós o caminho para o futuro’. Vós, queridos guardas, podeis e deveis dar exemplo e oferecer um vivo testemunho disso".

Bento XVI expressou sua alegria porque "o tradicional juramento dos recrutas tem lugar poucos dias depois do início de meu pontificado, de modo que  posso agradecer-vos e vos animar no vosso serviço".

Depois de cumprimentar de modo especial aos novos recrutas, o Santo Padre manifestou o desejo de que aprofundem nestes dias  "na fé e a união com o Sucessor do Pedro, o chefe visível da Igreja universal. Graças ao vosso serviço as cerimônias litúrgicas e os numerosos encontros se celebram em todo seu esplendor".