Mais de duas mil pessoas atualmente foram acolhidas em diferentes Casas do Migrantes administradas pela Igreja no México, com o objetivo de participar da Missa que o Papa Francisco celebrará no dia 17 de fevereiro em Ciudad Juárez, ao lado da fronteira com os Estados Unidos.

Foi o que informou ao Grupo ACI o Pe. Francisco Javier Calvillo, diretor da Casa do Migrante de Ciudad Juárez, o qual indicou que ante o anúncio da visita do Santo Padre ao México, “a Pastoral da Mobilidade Humana Nacional, por meio do Bispo que é o presidente desta, pediu 2.100 ingressos” a fim de distribuir a aproximadamente 70 casas e assim os migrantes – tanto mexicanos deportados como da América Central que buscam chegar aos Estados Unidos –, possam participar do evento.

Em seguida, o sacerdote destacou a acolhida que a visita do Papa tem entre os milhares de migrantes, muitos dos quais lhe expressaram: “Sabemos que o Santo Padre sempre nos leva no coração, sabemos que sempre pede por nós, defende-nos em qualquer parte e que nos deu um lugar na Igreja, na sociedade e no mundo inteiro, por isso nos sentimos protegidos e consolados como filhos de Deus”.

“Os migrantes que chegam aqui, deportados, centro-americanos, mexicanos, crianças, refugiados ou que procuram asilo político, geralmente respondem desta forma. Eles reconhecem (no Papa) essa voz que cuida, defende, protege, mas sobretudo que lhes dá ânimos e esperança”, assinalou.

O Pe. Calvillo indicou que esta iniciativa da Casa do Migrante – presente no sul, no centro e no norte do México –, nasceu em Juárez na década de 80 e foi administrada inicialmente pelos padres scalabrinianos. O sacerdote assinalou que é muito difícil saber exatamente a quantidade de pessoas que são beneficiadas, mas assegurou: “Atendemos milhares de pessoas”.

A Missa do dia 17 de fevereiro será celebrada na área da Feira de Ciudad Juárez. Previamente, Francisco terá visitado o Centro Penitenciário (CeReSo N° 3) para reunir-se com cerca de 800 presos e haverá presidido também um encontro com os trabalhadores no Colégio de Bacharéis do Estado de Chihuahua.

Confira ainda: