O Papa Francisco cumpriu seu sonho de rezar a sós diante da imagem da Virgem de Guadalupe na Basílica dedicada à Mãe de Deus no México.

O Pontífice ofereceu um buquê de flores amarelas e se sentou a rezar em silencio durante 21 minutos ante a imagem do manto da Virgem de Guadalupe no chamado “camarim”, o lugar que abriga o manto atrás de um vidro, em um lugar reservado, que não pode ser visto desde o altar maior e do átrio da Basílica. Poucos minutos antes o Papa abençoou uma coroa para a “Morenita do Tepeyac”, que foi colocada à esquerda das flores que Francisco levou.

 

Enquanto o Papa esteve diante da imagem da Virgem, os bispos mexicanos o acompanharam do altar maior da Basílica, e os mais de 40 mil fiéis que assistiram à Missa rezaram com ele em silêncio.

Ao concluir este intenso momento de oração o Papa tocou o manto e fez o sinal da cruz.

Antes de iniciar sua viagem e uma mensagem enviado aos mexicanos, Francisco fazia um pedido especial: “o que pediria é –mas como um favor, a vocês– que desta vez, que vai ser a terceira que piso chão mexicano, deixem-me um instantinho a sós diante da imagem. É o favor que lhes peço. Vão me deixar?”.

O camarim é um lugar na Basílica de Guadalupe ao que só algumas pessoas podem acessar. Foi construído como uma abóbada para custodiar ali a imagem da Mãe de Deus, inclusive em casos de sinistros.

Este lugar está protegido por uma porta de segurança de dupla combinação e uma grade. Conta com três tipos de iluminação, e as de alógeno seguem em perfeito estado em que pese a ter sido instaladas faz 15 anos.

Todos os dias a imagem da Virgem é guardada neste camarim a partir das 21h.