Do voo que o leva ao México com escala prévia em Havana, Cuba, o Papa Francisco assegurou aos jornalistas que seu desejo mais forte é visitar a Virgem de Guadalupe.

“Meu desejo mais forte é estar diante da Virgem, Nossa Senhora de Guadalupe, que foi estudada e estudada e estudada e não têm explicações humanas nem ainda com o estudo mais científico. É algo de Deus”, explicou.

O Papa brincou com os jornalistas e disse que “isto faz alguns mexicanos dizerem ‘sou ateu, mas sou Guadalupano’; alguns mexicanos, não todos são ateus (risadas)”.

No voo estão presentes 76 jornalistas que cobrirão todos os acontecimentos da viagem. Como é habitual, Francisco saudou cada um durante o voo.

“Agradeço sua presença e o trabalho que farão. É uma viagem muito exigente e apertada, mas muito querida por meu irmão Kirill, por mim e também pelos mexicanos”, disse em relação ao seu encontro com o Patriarca russo e sua visita ao México, onde visitará seis cidades.

O avião da companhia Alitalia partiu esta manhã de Roma, às 8:24, do Aeroporto Internacional Fiumicino e chegará a Cuba às 14:00 (hora local), depois de pouco mais de doze horas de voo.

Com cada um dos jornalistas, o Papa se deteve durante alguns minutos para conversar, recebendo presentes e atendendo diversos pedidos que lhe realizaram.

A jornalista mexicana Valentina Alazraki lhe deu de presente um típico sombrero mexicano com motivos florais, uma imagem da Virgem de Guadalupe, outra do próprio Papa Francisco e o mapa do México.

A jornalista explicou que tanto São João Paulo II como Bento XVI em suas respectivas visitas ao México colocaram o chapéu e “agora é a sua vez”. “Este chapéu chegou de Cuba, uma família mexicana o levou a Cuba (durante sua visita em setembro passado), mas não pôde entrega-lo e me deu isso para que o fizesse”, disse Alazraki.

Outro curioso presente foi um par de sapatos brancos que entregou o jornalista de TV Asteca Javier Alatorre e um pacote de café colombiano do jornalista Nestor Ponguta da Rádio Caracol.

O Papa também assinou um exemplar de seu livro-entrevista “O nome de Deus é Misericórdia”.

Mais em

O Pontífice destacou que esta é a última viagem na qual é acompanhado por Alberto Gasbarri, que trabalha há 47 anos para o Vaticano e há 37 é o encarregado de organizar as viagens papais. Em seu lugar assumirá a partir de agora Mons. Mauricio Roda Beltz, colombiano da Secretaria de Estado do Vaticano.

Confira também: