O Papa Francisco deu início a sua nova viagem apostólica internacional com destino ao México, onde permanecerá desde hoje até o dia 18 de fevereiro.

O Santo Padre decolou em um avião da companhia italiana Alitalia no Aeroporto Internacional de Fiumicino (Roma), às 8:24 (hora local) e fará uma breve escala em Havana (Cuba), para o primeiro encontro da história entre o Papa e o Patriarca russo Kirill. O voo até Cuba tem uma duração de pouco mais de doze horas e durante o mesmo sobrevoa Itália, França, Espanha, Portugal e Bahamas.

O Pontífice chegará ao Aeroporto Internacional José Martín de Havana às 14 (hora local) e será acolhido pelo Núncio Apostólico do país, Dom Giorgio Lingua, o Cardeal de Havana, Dom Jaime Ortega e pelo Presidente do país, Raúl Castro.

O encontro com o Patriarca Kirill durará aproximadamente duas horas. Depois dele, subirá novamente ao avião rumo à Cidade do México, onde chegará depois de três horas de voo, às 19:30 (hora local).

Ao chegar ao Aeroporto Internacional Benito Juárez, haverá a cerimônia de acolhida.

Pouco antes de subir ao avião, o Papa Francisco, através de sua conta pessoal no Twitter @Pontifex_pt disse: “No México fitarei os olhos da Virgem Maria, suplicar-lhe-ei que não deixe de nos proteger com misericórdia. A Ela confio a minha viagem”.

 

Como de costume, antes de uma viagem apostólica internacional, o Papa Francisco visitou ontem a Basílica de Santa Maria Maior para rezar ante a imagem da Salus Populi Romani e encomendar à Virgem Maria a sua primeira visita ao México.

Segundo a Rádio Vaticano, o Santo Padre ingressou na Basílica e rezou em privado frente à Mãe de Deus por esta sua 12ª viagem internacional. Além disso, deixou-lhe um buquê de flores que tinha um laço com as cores vermelha, branco e verde, o qual recordava as cores da bandeira do México e da Itália.

Confira também: