Os restos mortais de Padre Pio chegaram hoje à Basílica de São Lorenzo Extramuros em Roma (Itália), na primeira etapa da peregrinação desejada pelo Papa Francisco por ocasião do Ano Santo da Misericórdia.

O jornal dos bispos italianos, Avvenire, assinala que os restos do Santo de Pietrelcina foram acolhidos por cerca de mil fiéis, apesar do intenso frio romano, entre os quais se encontrava uma grande quantidade de idosos e enfermos.

A relíquia ficará Basílica de São Lorenzo até na sexta-feira, 5 de fevereiro, quando será transladada à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Além da relíquia do Santo de Pietrelcina, também chegaram de Pádua à Basílica de São Lorenzo, as relíquias de São Leopoldo Mandic, outro frade capuchino declarado santo por João Paulo II em 1983 e que o Papa Francisco também quer apresentar como modelo de misericórdia.

Representando o Papa Francisco na Basílica, estava presente o Vigário de Roma, Cardeal Agostino Vallini.

O Papa Francisco inaugurou o Jubileu ou Ano Santo da Misericórdia em 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, ao abrir a Porta Santa na Basílica de São Pedro, acompanhado pelo Papa emérito Bento XVI.

Este Jubileu concluirá em 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Cristo Rei.

Durante este ano, os fiéis poderão obter a indulgência plenária fazendo uma peregrinação à Porta Santa que cada bispo tenha designado em sua respectiva diocese, além de cumprir os requisitos gerais (ver aqui).

Confira também: