Após um ano e meio de restauração, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal, foi reaberto na terça-feira, 2. “Hoje, devolvemos a Basílica aos peregrinos”, disse o reitor, Padre Carlos Cabecinhas.

A reabertura do Santuário aconteceu na Santa Missa da Festa da Apresentação do Senhor e encerramento do Ano da Vida Consagrada, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, durante a qual aconteceu a dedicação e consagração do altar.

Em coletiva de imprensa após a celebração, Pe. Cabecinhas explicou como foram feitas as obras e as principais novidades. Segundo ele, a obra consistiu em trabalhos de “limpeza, conservação e restauro”, destacando-se três grandes eixos.

Sobre o novo presbitério, explicou que procura “uma maior adequação às necessidades celebrativas deste lugar” e que teve em conta “garantir maior proximidade com a assembleia celebrante”. O espaço ganhou amplitude e todo o mobiliário litúrgico foi desenhado de novo.

O escultor Bruno Marques também fez um Cristo em bronze, o qual tem aos seus pés uma imagem de Nossa Senhora. Para o reitor do Santuário, essa imagem traduz “de forma simbólica e icónica” o Evangelho de São João, no qual se refere que junto à Cruz estava Maria, mãe de Jesus, e o seu discípulo amado.

“Pretendemos representar desta forma isto e julgo que os peregrinos embora mais distantes da Imagem de Nossa Senhora vão sentir-se mais próximos Dela por aquilo que isto significa”, disse o sacerdote, segundo o site do Santuário.

Foram feitas também intervenções nas Capelas Tumulares, associadas a um itinerário devocional, que irá conduzir os peregrinos a este espaço de oração.

Pe. Cabecinhas explicou à agência portuguesa Ecclesia que antes, quem ia ao Santuário e buscava rezar junto aos túmulos de Francisco, Jacinta e Lúcia, precisava ficar “lateralizado em relação às próprias capelas tumulares”. Agora, com as obras, “as capelas tumulares não mudam na sua estrutura, mas foram adequadas à oração dos fiéis”.

Por fim, o órgão de tubos que foi reestruturado, mas ainda está em processo de entonação e afinação. Sua inauguração, segundo o site do Santuário, está agendada para o dia 20 de março, com a cerimônia da bênção e concerto inaugural pelo organista titular da Catedral de Notre Dame, de Paris, Olivier Latry.

O reitor informou ainda sobre a revisão do programa celebrativo do Santuário, que foi feita “de forma a garantir aos peregrinos a visita a este espaço”.

“Até agora, o programa celebrativo era tão grande que não dávamos tempo aos peregrinos para visitarem este espaço que é o lugar mais icónico e simbólico do Santuário a seguir ao Recinto”, disse o sacerdote, ao adiantar que será reduzido o número de celebrações “de modo a podermos devolver efetivamente a Basílica aos peregrinos”.

Desde esta terça-feira, passam a ser celebradas três Missas na Basílica, 7h30, 11h e 18h30. A partir da Páscoa, ficarão apenas duas, pois a Missa das 11h voltará a ser celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, cujo projeto foi feito pelo arquiteto Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes, teve sua sagração em 7 de outubro de 1953. Em 1954, recebeu o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.

A recente obra de limpeza, conservação e restauro foi coordenada pela arquiteta Joana Delgado e contou também com o designer dos novos percursos devocionais, Francisco Providência, e do escultor Bruno Marques. Toda equipe participou da cerimônia de reabertura.

Confira também: