No último dia 15 de janeiro, o Papa Francisco realizou uma visita surpresa a um lar de idosos e a uma casa para doentes em estado vegetativo como gestos de misericórdia durante este Ano Santo. Na sexta-feira, 29, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, explicou o que estes gestos do Papa demonstram.

''Estes gestos comportam um valor simbólico frente a tantas necessidades que a sociedade atual apresenta; procuram que todos possam perceber as múltiplas situações de dificuldade existentes em nossas cidades, diante destas é possível oferecer uma pequena resposta de atenção e de ajuda'', indicou a autoridade vaticana.

Como recordamos, em dezembro do ano passado, o Santo Padre anunciou: “uma sexta-feira de cada mês farei um gesto distinto para testemunhar a misericórdia de Deus”. E o Papa cumpriu essa promessa ao fazer uma visita surpresa a um lugar da periferia de Roma e a uma casa de repouso.

Outro dos gestos que Dom Fisichella destacou foi a abertura da Porta da caridade no refeitório “Dom Luigi di Liegro” no dia 18 de dezembro, onde celebrou a Eucaristia.