Os trabalhadores do Hunts Point Produz Market em Bronx (um bairro de Nova Iorque) estão acostumados a encontrar-se com a Irmã Elisabeth Anne a cada quarta-feira perto dos carregamentos de comida. Esta religiosa de 76 anos visita o mercado industrial a cada semana há 35 anos para conseguir alimentos para os idosos da residência Rainha da Paz (Queen of Peace) onde ela mora e trabalha.

A Irmã Elisabeth Anne pertence à congregação das Irmãzinhas dos Pobres, cujo carisma é ajudar pessoas idosas. Servem em 197 casas no mundo inteiro. O gesto de mendigar é uma tradição estabelecida desde 1839 pela fundadora Santa Juana Jugan.

Atualmente a religiosa é “mendiga”. “Sou a última na escala; estou no degrau mais baixo. Não sou diretora de nada. Sou mendiga. Esse é meu título”, expressou a The New York Times.

Ela sempre supervisiona para que as frutas estejam boas e organiza a sua lista de produtos. Saúda os trabalhadores de aproximadamente doze empresas que a conhecem e que a esperam para entregar suas doações. Depois, coloca tudo em sua caminhonete e leva para Queens Village, onde está localizado o asilo.

Entretanto, recordou que a primeira vez que saiu para pedir doações no mercado foi em 1979 e “não foi fácil”.

“Sair e mendigar era a pior coisa que podiam me pedir. Chorei durante duas semanas”, recordou. No seu primeiro dia, caminhou entre as latas de lixo que estava sendo queimado, entre trabalhadores embriagados e com muito medo da violência. “Foi terrível. Não havia proteção nem segurança”.

Durante estes anos, a irmã Elisabeth Anne continuou com a tradição de mendigar. Seu trabalho sustenta a residência Rainha da Paz. Este lugar oferece abrigo, comida e cuidados às pessoas com mais de 85 anos com poucos recursos econômicos. Graças às doações, os residentes podem ter suas três refeições diárias. Atualmente 19 religiosas moram no quinto andar do edifício.

Por sua parte, as companheiras de Irmã Elisabeth disseram que ela sempre vai ao mercado, onde é a favorita entre os trabalhadores.

Gabriela D'Arrigo, diretora de marketing de D'Arrigo, indicou que a região do Bronx tem uma má reputação, mas que a religiosa “faz com que as pessoas reflitam acerca desta comunidade. E todo mundo adora conversar com ela”.

Além dos mercados, a religiosa também pede doações às paróquias e fundações, pois com estas doações paga o aluguel de alguns residentes e os cuidados médicos.

Do mesmo modo, a irmã Sheila McLoughlin, diretora de enfermagem da residência, expressou a The New York Times a respeito de sua companheira que ela “está muito disposta a pedir doações as pessoas”.