Ao tomar posse da residência de verão pontifícia de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI assegurou diante da multidão presente que passará seus verãos no lugar que por mais de duas décadas acolheu o descanso de João Paulo II.

O Pontífice chegou até a residência  localizada a 30 quilômetros ao sul de Roma, na sua primeira visita à vila, e foi recebido por centenas de vizinhos.

Ao aparecer no balcão central da fachada do edifício e em meio de aplausos, o Papa assinalou que “vim a tomar contato com o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde se Deus quiser, tenho a intenção de passar os meses do verão”. O Santo Padre disse que esta é a primeira das muitas” visitas que tem previsto realizar e desejou “paz e serenidade” aos habitantes do povo.

Bento XVI chegou ao Castel Gandolfo antes das 16h, hora local, em um helicóptero da Força Aérea da Itália que partiu do Vaticano. Chegou acompanhado do substituto da Secretaria de Estado, Dom Leonardo Sandri, e o Prefeito da Casa Pontifícia, Dom James Harvey.

Foi recebido pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, e o prefeito da localidade, Maurizio Colacchi. Permaneceu na residência durante três horas e centenas de pessoas o cumprimentaram agitando bandeiras de cor amarela e branca.

O Papa cumprimentou o responsável pela casa e a todos os empregados do palácio e os jardins.

João Paulo II fez muito conhecida a residência já que passou lá muitas semanas durante suas férias de verão. Em dita residência recebeu  amigos e dignatários, incluindo o Presidente George Bush e sua esposa Laura no ano 2001.

Depois da visita, retornou ao Vaticano, onde amanhã receberá ao Presidente da Sudáfrica, Thabo Mbeki, e oficiará a Missa na qual juramentarão 31 novos Guardas Suíços.