O Cardeal José Saraiva Martins informou que o Papa Bento XVI decidiu retomar a tradição eclesiástica de presidir só as cerimônias de canonização, cedendo a próxima beatificação ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cargo que ocupa o Cardeal português.

Esta decisão entrará em vigor no próximo 14 de maio quando o Cardeal Saraiva presida no Vaticano a beatificação de duas religiosas. As futuras beatas são Mary Ann Barbara Cope, das Irmãs da Terceira Ordem Franciscana de Siracusa (Estados Unidos), conhecida como a Mãe Marianne do Molokai, e Ascensión do Coração de Jesus, co-fundadora das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, de Pamplona (Espanha).

O Cardeal Saraiva recordou que foi Paulo VI quem trocou a tradição ao presidir em 1971 a cerimônia de beatificação de Maximiliano María Kolbe, e sua prática foi seguida por João Paulo II.

O Cardeal explicou que "de acordo com esta praxe, de fato, não era o Papa quem celebrava as beatificações, nem sequer quando tinham lugar em Roma, na Basílica de São Pedro", mas "o rito era celebrado por um bispo e por um cardeal, delegado pelo Santo Padre".

As novas beatas

A Madre Ascensión do Coração de Jesus, cujo nome de pia foi Florentina Nicol Goñi, nasceu em 14 de março de 1868 em Tafalla. Ingressou nas religiosas dominicanas da Terceira Ordem de Huesca; foi professora e diretora do colégio anexo ao monastério. No Peru ajudou ao Dom Ramón Zubieta na fundação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário, instituídas para a evangelização das tribos amazônicas, e foi a primeira superiora geral. Faleceu em 24 de fevereiro de 1940 em Pamplona.

A Madre Marianne foi a sucessora do apóstolo dos leprosos em Molokai, o beato Padre Damián. Nasceu em Heppenheim, Alemanha, em 1838. Aos três anos de idade se mudou a Nova Iorque, Estados Unidos, e adquiriu a nacionalidade americana.