Foram divulgados os temas e alguns detalhes dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016, evento que reunirá milhões de jovens de todo o mundo entre os dias 25 e 31 de julho na Polônia.

Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), a JMJ abordará em seus atos centrais assuntos que lembram o Ano da Misericórdia, vivido por toda a Igreja até o dia 20 de novembro. Mas, serão relacionados também ao país que acolhe o evento, com referências a São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, além do próprio Papa Francisco que se encontrará com os jovens.

A chegada dos peregrinos acontecerá no dia 25 de julho e, a partir do dia 26 acontecem os atos centrais. Nesta data, haverá a cerimônia de abertura no Parque B?onia de Cracóvia, com Missa presidida pelo Cardeal Stanis?aw Dziwisz, na qual estarão presentes os símbolos da JMJ – a Cruz e o Ícone da Salus Populi Romani.

A abertura da Jornada 2016 recordará as origens do evento, tendo por tema “João Paulo II – o fundador da JMJ”. Para este dia, é proposta a frase do santo polonês: “É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. (…) Confio-vos esta tarefa a vós, caríssimos irmãos e irmãs, à Igreja que se encontra em Cracóvia e na Polónia, e a todos os devotos da Misericórdia Divina, que aqui vierem da Polônia e do mundo inteiro. Sede testemunhas da misericórdia!”.

Outro ato central acontecerá no dia 28 de julho, que será feita a cerimônia de boas-vindas ao Papa Francisco, em B?onia, sob o tema “A alegria da juventude da Polônia e do mundo dando as boas-vindas ao Papa na JMJ”. Nesta ocasião, o Pontífice vai direcionar suas primeiras palavras aos peregrinos.

A frase selecionada para este dia foi retirada da mensagem do Pontífice para a JMJ, na qual diz: “Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: ‘Jesus, confio em Vós!’ Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”.

No dia seguinte, 29 de julho, também em B?onia, haverá o Caminho da Cruz, uma celebração que deve apresentar aos jovens o significado da cruz no contexto da misericórdia. A ideia da misericórdia será apresentada em sua dimensão prática, através de ações, obras e atos misericordiosos.

Para este ato, que tem como tema “O Caminho da Cruz – O Caminho da Misericórdia”, foi proposta o versículo 7 do capítulo 5 do evangelho de São Mateus, que norteia toda a JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

A vigília com o Santo Padre acontecerá no dia 30 de julho, no Campus Misericordiae. Neste momento, os líderes da juventude representarão os patronos da JMJ Cracóvia 2016, São João Paulo II e Santa Faustina, e o próprio Papa. Seguindo eles, os jovens serão guiados até Jesus, a Fonte da Misericórdia.

“Nossos guias no caminho até Jesus – Fontes de Misericórdia: Santa Faustina Kowalska e São João Paulo II”, este será o tema deste ato central, que tem como frase uma citação do número 300 do Diária da santa polonesa: “A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a Minha misericórdia”.

O momento mais importante desta vigília será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília terminará com um concerto de adoração, que será uma continuação da oração.

No último dia da JMJ 2016, 31 de julho, o Papa Francisco presidirá a Missa de Envio, no Campus Misericordiae.

Com o tema, “A dignidade universal resultante do Santo Batismo como uma Porta de Misericórdia – um envio de jovens testemunhas de Misericórdia”, neste dia, a ênfase será colocada sobre o significado do Batismo e está sendo planejada para esta celebração a renovação das promessas batismais.

A frase da Missa de Envio será também uma citação do número 164 do diário de Santa Faustina, que diz: “Sempre que quiseres proporcionar-Me alegria, fala ao mundo da Minha grande e insondável misericórdia”.

Confira também: