Pe. Sergio Buiza, diretor nacional da Pastoral do Surdo da Conferência Episcopal Espanhola, costuma celebrar Missa em língua de sinais na Catedral do Senhor Santiago em Bilbao (Espanha). Segundo explica à Europa Press, seu objetivo é “levar o Evangelho ao maior número de pessoas”, especialmente aos cegos e surdos.

Na Espanha, existe aproximadamente um milhão de pessoas afetadas por distintos níveis de surdez. Entre elas, 1.250 participam da Missa em língua de sinais a cada semana em alguma das 24 igrejas onde é celebrada a Eucaristia.

A Igreja trabalha com pessoas surdas há mais de 50 anos, mas este trabalho está sendo mais coordenado a partir da década de 90, quando a Pastoral do Surdo começou a fazer parte do organograma da Conferência Episcopal.

Aproximadamente 173 pessoas se dedicam à pastoral do surdo na Espanha: 140 leigos, dos quais 40 são surdos, 9 consagrados, dos quais 2 são surdos; 3 seminaristas e 21 sacerdotes, dos quais 3 são surdos.

Nas 24 paróquias onde é realizada esta pastoral, são oferecidos todos os serviços: Missas, catequeses, grupos bíblicos, celebração de matrimônios ou confissões. Entretanto o Pe. Buiza explica que o principal problema é a dispersão, pois normalmente existe apenas uma paróquia em cada diocese e nem todas as pessoas surdas vivem perto desta Igreja.

“Existem pessoas que fazem longos trajetos. Em minha diocese, celebramos a Eucaristia na Catedral todos os sábados à tarde e as pessoas vêm de diferentes lugares de trem e de ônibus”, aponta este sacerdote de Bilbao.

A Conferência Episcopal, em dezembro do ano passado, anunciou que, com a ajuda da Fundação ONCE, instalariam em 12 igrejas de todo o país os aparelhos magnéticos a fim de que as pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar a Missa. Os aparelhos magnéticos são um sistema de som que transforma o áudio em um campo magnético que captam os aparelhos de audição. Entretanto, estes aparelhos não servirão às pessoas surdas, apenas ajudará aquelas com problemas de audição.