O Papa Francisco recebeu na manhã de hoje em audiência privada no Vaticano Hassan Rouhani, Presidente da República Islâmica do Irã. A reunião durou aproximadamente 40 minutos, nos quais falaram acerca do Acordo Nuclear, do terrorismo internacional e do tráfico de armas.

Em um comunicado oficial, a Santa Sé assinalou que “durante os cordiais colóquios foram evidenciados os valores espirituais em comum e o bom estado das relações entre a Santa Sé e a República Islâmica do Irã, a vida da Igreja no país e o trabalho da Santa Sé em favor da promoção da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa”.

Entre os temas que conversaram, abordaram a recente conclusão e aplicação do Acordo Nuclear e foi destacado que o “Irã é chamado a desempenhar um importante papel, junto com os outros países da região, para promover soluções políticas adequadas às problemáticas que afligem o Oriente Médio, contrastando a difusão do terrorismo e o tráfico de armas”.

A respeito, foi recordada “a importância do diálogo inter-religioso e a responsabilidade das comunidades religiosas na promoção da reconciliação, da tolerância e da paz”, informou a Santa Sé.

O séquito do presidente iraniano estava formado por 12 pessoas, entre as quais havia uma mulher tradutora da embaixada do Irã ante o Vaticano que traduziu ao Presidente tudo aquilo que o Pontífice dizia.

Por outro lado, um sacerdote foi o encarregado de traduzir para o Papa Francisco aquilo que assinalava Rouhani, que falou em persa ou farsi, língua oficial do país.

Em seguida, o Papa Francisco deu de presente ao Presidente uma grande medalha de São Martinho através da qual pode-se ver como o santo tirou a sua capa e cobriu com ela um pobre. Ao receber este presente, o Presidente destacou a beleza da obra. O Santo Padre também lhe entregou sua Encíclica Laudato Si’ sobre a proteção da criação e lhe disse que não existe tradução em persa, mas lhe entregava uma em inglês e outra em árabe.

O Presidente iraniano entregou, por sua vez, uma tapeçaria de cerca de um metro elaborada na “cidade Santa do Qom” e um livro de pinturas do país com miniaturas.

Ao concluir o encontro, o Santo Padre se despediu do mandatário iraniano dizendo: “Agradeço-lhe muito esta visita espero na paz”.

O Presidente, por sua vez, disse ao Pontífice: “Peço-vos que rezeis por mim. Gostei muito deste encontro e desejo-lhe bom trabalho”.

Logo depois, Hassan Rouhani se reuniu em privado com o Secretário de Estado da Santa Sé, o Cardeal Pietro Parolin.

Confira também: