O arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, afirmou nesta sexta-feira que todos estão muito felizes e esperançosos com a eleição do novo Papa Bento XVI. Durante a missa realizada na tarde da última sexta-feira, dia 29 de abril, na Catedral da Sé, região central de São Paulo. Este foi o  primeiro compromisso de Dom Cláudio depois que retornou do Vaticano, na última quarta-feira.

Durante a homilia o Cardeal falou do Evangelho de São João, e explicou que a escolha de um papa é divina."Jesus Cristo nos deu o novo papa. Estamos felizes, esperançosos e emocionados com tudo que aconteceu em Roma", afirmou entusiasmado.

Dom Cláudio lembrou também a figura de João Paulo II, "que moveu corações, principalmente dos jovens e dos pobres", afirmou. "Ele pregou sem medo e com convicção o Evangelho a todos. Foi admirado e respeitado. O novo papa Bento XVI também será um missionário universal. Alguém que foi chamado por Jesus Cristo. Ele vai consolidar a fé dos cristãos e continuar dialogando com outras religiões", enfatizou o Cardeal.

Ainda falando sobre o novo Pontífice, Dom Cláudio indicou que Bento XVI será "aberto e misericordioso" com todos, principalmente com os pobres e sofridos. "Bento XVI já disse que todos os católicos têm de estar dispostos a cooperar", afirmou.

Segundo o arcebispo, o papa deverá ser acolhedor, pai, irmão e pastor e deverá se dedicar a construir a paz no mundo. E falando aos católicos, concluiu: "Cada papa é um novo tempo para a igreja. A nós, cabe acolher e ajudar o papa a carregar o peso de sua responsabilidade".

Em homenagem ao novo papa, Dom Cláudio pediu a todos, durante a missa, que cantassem "Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Bendito, Benedito, Bento".

Após a missa,  Dom Hummes disse que já convidou o papa Bento XVI para vir ao Brasil. O novo papa ficou de pensar. "Vamos ver, vamos ver", disse Bento XVI ao Arcebispo.