Em consonância com o Ano da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira promovem como gesto concreto deste Jubileu uma campanha de solidariedade em prol dos migrantes e refugiados.

Os recursos arrecadados serão destinados a ações de sensibilização da sociedade quanto à importância da acolhida, solidariedade e ajuda humanitária a essas pessoas; de fortalecimento das iniciativas já existentes; e de apoio à criação de novos centros de acolhida, atendimento e promoção dos direitos humanos.

Servirá ainda para a criação de uma rede católica destinada a formar, integrar e fomentar o acolhimento, a proteção legal e a integração local de migrantes e refugiados em todo o Brasil, e de apoio a iniciativas correlatas desenvolvidas em outros países, por meio da Caritas Internacional.

As presidências da CNBB e da Cáritas publicaram uma carta, datada de 17 de janeiro, na qual recordam que, em todo o mundo, 60 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas, migrando para outros países.

“No Brasil – sublinham – existem cerca de 2 milhões de estrangeiros, de forma regular ou irregular, sendo que 8.400 pessoas são reconhecidas como refugiados”.

Citando o Papa Francisco, a carta assinala que também “José, Maria e Jesus experimentaram a situação dramática dos refugiados, uma impressão de medo, de incerteza e de privações. Infelizmente, hoje, milhões de famílias podem rever-se nesta triste realidade”.

Além disso, ressaltam que, “na atualidade, o mundo convive com uma crescente descriminalização e criminalização de migrantes e refugiados, com aumento da vulnerabilidade e da violência”.

“Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para a realização de uma grande corrente de oração e coleta de solidariedade, em favor dos migrantes e refugiados”, exortam.

A carta completa da CNBB e da Cáritas Brasileira está disponível no site da campanha: http://caritas.org.br/refugiados-e-imigrantes.

A coleta de solidariedade será feita por meio das contas a seguir, a cargo da Cáritas Brasileira e em favor dos migrantes e refugiados.

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta Corrente: 3735-5

Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta corrente: 32.792-1

Confira também:

Mais em