O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira a renúncia do Bispo de Sinop (MT), Dom Gentil Delazari, de acordo com o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. No mesmo dia, nomeou para substitui-los, Dom Canísio Klaus, transferindo-o da Diocese de Santa Cruz do Sul (RS).

Dom Canísio é natural de Arroio do Meio (RS), nascido em 9 de outubro de 1951. Depois de um período como missionário em Sinop e como pároco em Gurantã do Norte (MT), foi nomeado ao episcopado em 22 de abril de 1998. Assumiu a Diocese de Diamantino (MT), onde permaneceu até 2010.

Em seguida, foi transferido para a diocese de Santa Cruz do Sul, onde esteve até agora. Seu lema episcopal é “Enviado para Evangelizar”.

Na trajetória episcopal, foi presidente do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Permanente da CNBB.

O agora Bispos emérito de Sinop, Dom Gentil Delazari é natural de Encantado (RS) e completou 75 anos em setembro do ano passado. Foi nomeado Bispo de Sinop (MT) em 9 de fevereiro de 1994. Em 2015, completou 20 anos à frente desta Igreja Particular e 47 anos de vida sacerdotal. Na caminhada episcopal, foi responsável pelo Setor de Vocações no regional Oeste 2 da CNBB. Tem como lema “Preparai os caminhos do Senhor”.

Confira também: