Conforme a tradição, a cada Quaresma o Papa Francisco e a cúria de Roma realizam seus exercícios espirituais (retiro) como preparação para este importante tempo litúrgico na Igreja. Nesta ocasião, o responsável pelas pregações será o Pe. Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria, entre os dias 6 e 11 de março na Casa do Divino Pastor, em Ariccia (Itália).

Conforme informou a Rádio Vaticano, foi o próprio Pontífice quem ligou para o religioso para pedir-lhe.

O sacerdote destacou: “Fique surpreso por receber um telefonema do Santo Padre e de ouvi-lo com esta simplicidade, com esta espontaneidade, com esta humanidade”.

“Foi um pedido de um favor, assim, com toda esta simplicidade, se eu poderia assumir esta missão de pregar os Exercícios Espirituais”. O Pontífice “me disse: ‘quer dar uma olhada na sua agenda para ver si está livre?’ E isto me deixou muito tocado porque existe a pessoa antes de tudo”, afirmou.

O Pe. Ermes assinalou: “Durante os exercícios, vou procurar transmitir as coisas que me fizeram bem, as coisas que me fascinaram, apaixonaram, da Palavra de Deus. Vou procurar transmitir o fascínio que eu senti pela imagem, pela face de Jesus, pela face do Pai que está em Jesus e vou procurar traduzir este calor, esta beleza: o coração simples do Evangelho e a beleza poderosa do Evangelho”.

A Ordem dos Servos da Maria é uma comunidade de homens “reunidos em nome do Senhor Jesus”, conforme explicam em sua página oficial. “Movidos pelo Espírito Santo, nos comprometemos, como nossos primeiros pais, a dar testemunho do Evangelho em comunhão fraterna e a viver ao serviço de Deus e dos homens, inspirando-nos em Maria, Mãe e Serva do Senhor”.

Confira ainda: