“Uma sexta-feira de cada mês farei um gesto distinto” para testemunhar a misericórdia de Deus, anunciou o Papa Francisco no último mês de dezembro, durante uma entrevista a um semanário italiano. Hoje cumpriu essa promessa ao fazer uma visita surpresa a um lugar da periferia de Roma e a uma casa de repouso.

Le immagini della visita a sorpresa di oggi di #PapaFrancesco a una casa di riposo nella periferia di Roma e a "Casa...

Publicado por Tv2000 em Sexta, 15 de janeiro de 2016

Ambas as visitas não estavam no programa de hoje, entretanto, como indicou a Santa Sé, “fazem parte da iniciativa ‘as sextas-feiras da misericórdia’ na qual o Papa realiza uma obra de misericórdia exemplar” uma vez por mês.

A primeira ocorreu por volta das 16h, quando o Santo Padre, acompanhado por Dom Rino Fisichella, encarregado da organização do Jubileu da Misericórdia, fez uma visita surpresa a Casa de repouso Bruno Buozzi, localizada na Torre Spaccata 157, onde são acolhidos 33 idosos. “Houve Grande surpresa e alegria entre os hóspedes da Casa porque a visita não tinha sido anunciada”. Depois o Papa se aproximou para conversar com cada um dos idosos.

Em seguida, “antes de retornar ao Vaticano, visitou também a Casa Iride, onde vivem seis doentes em estado vegetativo”. “Esta não está organizada como um hospital, mas como uma casa familiar onde os doentes podem ser visitados pelos seus familiares”, assinalou a Santa Sé.

Esta casa, também localizada na Torre Spaccata, é a primeira estrutura pública dedicada a cuidar de “pessoas em estado vegetativo permanente na Itália”.

Por sua parte, a página oficial do Jubileu da Misericórdia afirmou que estas visitas ajudam a compreender “quão importantes são as palavras do Papa Francisco contra ‘a cultura do descarte’ e o grande valor que as pessoas idosas e os avós têm na Igreja e na sociedade”. Do mesmo modo, acrescentou, “este sinal profundamente humano do Papa Francisco testemunha o grande valor da vida humana e da dignidade com a qual deve ser sempre respeitada”.

Confira também: