Hoje o Papa Bento XVI ofereceu sua segunda audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro diante de milhares de fiéis. Na sua catequese recordou que Deus não abandona a seus filhos "no tempo da provação".

“O Senhor está à direita do fiel. É esta a posição do defensor: é a certeza de não ser abandonados no tempo da provação, do assalto do mal, da perseguição”, assinalou o Papa ao meditar sobre o Salmo 120, também chamado “O guardião de Israel”, que manifesta a confiança do povo de Israel em seu guardião e protetor.

O Santo Padre definiu o poema bíblico como “um salmo de confiança, porque nele ressoa seis vezes o verbo hebreu shamar, ‘custodiar, proteger’”. Após afirmar que o nome Deus é repetido constantemente, explicou que este “emerge como o ‘guardião’ sempre acordado e atento, o ‘sentinela' que cuida de seu povo para protegê-lo de todo risco e perigo”.

No salmo, indicou, alude-se também ao pé que não vacila no caminho da vida e talvez ao pastor que na parada noturna vigia seu rebanho sem ficar dormido. "O Pastor Divino não conhece repouso na obra de proteger seu povo”, disse.

Referindo-se ao final do salmo, Bento XVI afirmou que “Deus nos custodiará com amor em todo instante, cuidando nossa vida acima de todo mal. Cada uma de nossas atividades, resumida nos verbos extremos de ‘sair’ e de ‘entrar’, está sempre sob o olhar vigilante do Senhor”.

Em uma parte improvisada de sua mensagem, o Papa acrescentou que "as tentações, a vida cômoda, o poder e o prestígio" não são as metas de nossa vida. As "tentações", ou as "falsas alturas" distraem da verdadeira vida. "O Senhor merece mais confiança que as coisas aparentes", adicionou.

Ao final da catequese, durante as mensagens nos diferentes idiomas, Bento XVI cumprimentou os peregrinos da Espanha e América Latina, "especialmente aos do Seminário Menor de Santiago de Compostela, aos do Colégio San Juan Bosco de Alcalá, aos da Paróquia da Divina Misericórdia de Panamá e aos chegados desde o México".

O Santo Padre terminou a audiência geral com o canto do Pai Nosso  e repartiu a Bênção Apostólica a todos os participantes.

Conforme se informou, nessa quinta-feira o Papa viajará a Castelgandolfo para a toma de posse da residência de verão. Bento XVI chegará em helicóptero até o palácio apostólico de dita localidade romana e permanecerá umas horas para cumprimentar as autoridades religiosas e civis da localidade, entre elas ao Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, ao prefeito e ao conselho comunal. Do mesmo modo, cumprimentará os empregados da residência.