O Bispo de Celaya (México), Dom Benjamín Castillo Plascencia, expressou sua satisfação pela recente captura do líder do cartel de Sinaloa, Joaquín Guzmán Loera “El Chapo”, e disse que espera que isso ajude a diminuir um pouco o narcotráfico no país.

 

 

“Que bom que o capturaram, pois é uma pessoa que tem dívidas com a justiça, deve pagá-las e tomara que diminua um pouco o narcotráfico. O problema é que um sai e o outro continua. Ele tinha uma organização forte, com muitos meios, muito avançada, algo bom deve deixar (a captura)”, disse à imprensa.

Entretanto, Dom Castillo Plascencia questionou para onde os bens confiscados dos narcotraficantes serão destinados. “Tudo aquilo que tiram dos mafiosos, para onde estão levando? Isso não está claro. Se isso (a fortuna de delinquentes) foi conseguido com muito sangue do povo, devem deixar algo para a comunidade”, assinalou.

“El Chapo” foi capturado pela terceira vez na sexta-feira, 8 de janeiro, em Los Mochis, localizado no estado de Sinaloa, seis meses depois de sua segunda fuga. Em julho de 2015, Joaquín Guzmán escapou da prisão de segurança máxima de Altiplano por meio de um túnel subterrâneo de 1,5 km de extensão, o qual foi construído com ventilação e sistema de iluminação. Um fato que causou escândalo a nível internacional e afetou profundamente o governo de Enrique Peña Nieto.

Este chefe do narcotráfico foi preso novamente em Altiplano, cujas medidas de segurança foram reforçadas, enquanto esperam a sua extradição aos Estados Unidos.