Por motivo dos 150 anos do nascimento de Santa Bernardette, a diocese de Nevers inaugurou no dia 7 de janeiro o ano dedicado a vidente das aparições da Virgem de Lourdes na França.

Em 1866, Santa Bernardette saiu de Lourdes aos 22 anos e entrou ao convento de São Gilard, em Nevers, onde permaneceu até sua morte em 1879. Seu corpo incorrupto está exposto nesta cidade desde 1925 em uma urna de cristal. Por isso, nesta celebração, a diocese também decidiu recordar a chegada desta Santa à cidade.

A Missa de inauguração do ano dedicado à Santa Bernadete foi presidida por Dom Thierry Brac de la Perrière, bispo de Nevers, cerimônia na qual foi aberta a Porta Santa do Santuário.

A diocese de Nevers organizou várias atividades durante o ano, como as Missas dos dias 11 e 18 de fevereiro para celebrar a festa de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernardette. Além disso, serão realizadas várias conferências, retiros espirituais e uma peregrinação de sete dias da cidade de Boussac a Nevers.

Os organizadores esperam que este ano seja uma ocasião de mobilização dos cristãos do país. Também será feita uma hora Santa de meditações a cada quinta-feira, na qual refletirão as 18 aparições durante todos os meses.

Para mais informações acerca do programa e das atividades (em francês) deste ano acesse: http://www.sainte-bernadette-soubirous-nevers.com/wp-content/uploads/2015/12/ebsn150ans2-mail.pdf

Confira também: