O ano de 2016 se inicia e os olhares no Santuário Nacional de Aparecida já estão voltados para 2017, quando se comemorará os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Em vista disso e tendo em mente a possível visita do Papa Francisco, foi lançado o projeto JUMI – Juventude em Missão, voltado para os jovens.

O evento congrega uma gama de atividades para a juventude e encontros de espiritualidade. Acontece entre fevereiro de 2016 e julho de 2017.

“Trata-se de uma caminhada de fé e atitude. O projeto acontece em sintonia com os projetos juvenis da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e com os sonhos de tantos em construir uma igreja com a pluralidade dos rostos jovem do nosso país”, explica o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista Almeida.

Embora ainda não haja uma confirmação sobre a visita do Papa Francisco à Aparecida por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem, há uma grande expectativa de que o JUMI culmine em um encontro dos jovens com o Pontífice.

“Essa é a nossa expectativa, que ele venha. Ainda não tem nada confirmado, mas a nossa esperança é que ele esteja presente”, declarou a secretaria da JUMI, Lauriana Ramos Rosa, em entrevista à Rádio Vaticano.

O próprio Francisco já manifestou diversas vezes o desejo de retornar ao Brasil em 2017. A primeira vez que falou sobre isso foi em 2013, diante de vários fiéis na Basílica de Aparecida. No ano passado, voltou a confirmar sua intenção ao receber no Vaticano a presidência da CNBB.

Como uma marcha rumo às comemorações de 2017, o JUMI quer envolver a juventude nas atividades de preparação para os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Fazem parte do cronograma de atividades caminhadas, vigílias e outros encontros para a juventude.

O primeiro evento programado é a Caminhada da Esperança, que acontece entre os dias 13 e 14 de fevereiro, com um percurso que segue do Santuário de Aparecida até a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP). Segundo o reitor do Santuário, Padre João Batista Almeida, este percurso “não teve seu destino definido por acaso”.

“Na Fazenda da Esperança vemos um exemplo concreto de Misericórdia, já que ali passam por tratamento e recuperação jovens dependentes químicos”, explica o reitor.

Além desse primeiro evento, estão previstas uma caminhada no mês de julho, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que acontece na Cracóvia, e a Caminhada da Misericórdia, em sintonia com o Ano da Misericórdia, prevista para setembro deste ano.

Todas as informações sobre o JUMI poderão ser acessadas através do endereço www.a12.com/jumi.

Confira também: