O sacerdote colombiano Monsenhor Mauricio Rueda Beltz, de 46 anos, será o novo responsável pela organização das viagens do Papa Francisco. Ele assumirá a nova função a partir de 1º de março, substituindo Alberto Gasbarri, que se aposentará após cuidar das viagens de três Papas.

Monsenhor Rueda Beltz é diplomata de carreira, tendo experiências nos Estados Unidos e na Jordânia. Atualmente, trabalha na segunda seção da Secretaria de Estado.

Conforme explicou o jornal italiano La Stampa, em sua nova função, o colombiano terá a responsabilidade de organizar as viagens pontifícias com antecedência. Caberá a ele visitar os países que receberão o Santo Padre, cuidar da preparação logística, reconhecer os locais a serem visitados, lidar com as autoridades governamentais, encarregados do Protocolo, polícias e serviços secretos de todo o mundo.

Foram essas tarefas que Alberto Gasbarri desempenhou, acompanhando São João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Ele também atuou na Rádio Vaticano, como economista. Agora, irá se aposentar após completar 70 anos no próximo mês. 

Portanto, a última viagem pontifícia que Gasbarri acompanhará será a do Papa Francisco ao México, de 12 a 18 de fevereiro, a qual contará com extensa programação que inclui visitas a Cidade do México, Ecatepec, Tuxtla Gutiérrez e San Cristóbal de Las Casas (Chiapas), Morelia (Michoacan) e Ciudad Juárez (na fronteira com os Estados Unidos).

Além desta, outra viagem do Pontífice confirmada para este ano será em julho, quando irá à Polônia, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia.

Confira também: