Ao receber esta manhã ao presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, o Papa Bento XVI intercambiou com o mandatário italiano algumas idéias sobre as relações entre a Itália e a Santa Sé assim como alguns assuntos concernentes à situação européia. Depois do encontro se anunciou que o Santo Padre realizará em junho uma visita oficial à Presidência da República italiana.

Com respeito à reunião, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, declarou aos jornalistas que se tratou de “um encontro muito cordial, que permitiu um intercâmbio de idéias sobre as relações bilaterais entre a Itália e a Santa Sé”.

Carlo Azeglio Ciampi foi o primeiro chefe de Estado que foi recebido em audiência por Bento XVI.

O Santo Padre recordou durante a audiência com o presidente e sua delegação oficial, a amizade do chefe de Estado italiano com  João Paulo II que foi "um símbolo para o mundo". Ciampi se reuniu em treze ocasiões com o Papa Karol Wojtyla, a primeira em 1993 quando era presidente do Governo e a última o passado 16 de janeiro durante um jantar oficial.

O Pontífice manteve uma conversação privada de 25 minutos com o presidente. Depois da conversa, na qual Ciampi convidou ao Bento XVI ao Quirinal, a presidência da República italiana, o Papa passou a cumprimentar afetuosamente à esposa do presidente, ao ministro de Exteriores, Gianfranco Fini, e o resto da delegação italiana.

Depois da reunião, Navarro-Valls confirmou a aceitação do convite ao Pontífice. A visita oficial ao Quirinal será, disse, na sexta-feira 24 de junho, festa de São João Batista.

No tradicional intercâmbio de presentes, o presidente italiano deu de presente ao Papa um valioso cálice que pertenceu a Pio IX e pronunciou "assim volta para casa, ao Vaticano", enquanto que Bento XVI deu de presente ao chefe de Estado uma estátua da Virgem e rosários ao resto da delegação.

"No final da visita, o presidente Ciampi foi recebido pelo Cardeal Angelo Sodano, secretário de estado", concluiu o porta-voz vaticano.