O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 6, o novo Bispo da Diocese de Amparo (SP). É Dom Luiz Gonzaga Fechio, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Além disso, o Pontífice atendeu ao pedido do Bispo de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler, e nomeou como Bispo coadjutor Dom Juarez Sousa da Silva, transferido da Diocese de Oeiras (PI).

A Diocese de Amparo estava em sé vacante desde maio de 2015, quando Dom Pedro Carlos Cipolini foi transferido para a Diocese de Santo André (SP).

O novo Bispo de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, nasceu em 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão (SP). Foi ordenado padre em 14 de dezembro de 1990 e começou a atuar na Diocese de São Carlos (SP).

Mestre em teologia moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos (SP). Seu lema episcopal é “Pela graça de Deus”.

Na trajetória episcopal, acompanhou a região de Nossa Senhora Aparecida e a Pastoral Presbiteral, atuou no Conselho arquidiocesano para o diaconato permanente, no Colégio de leigos e no Vicariato para a ação social e política. Dom Luiz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, no quadriênio 2015-2019.

O novo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, nasceu em 3 de junho de 1961, em Barras (PI). Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1994, para a Diocese de Campo Maior.

Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado Bispo de Oeiras e sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio desse mesmo ano. Tem como lema “Para que todos tenham vida”. Possui mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez é vice-presidente do Regional Nordeste 4 e responsável pela juventude nesse mesmo regional.

Confira também: