O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira a saudação de 60 crianças e jovens da Ação Católica Italiana por seus 79 anos. Ele foi presenteado com uma torta e os jovens italianos lhe manifestaram seu carinho com canções. A membros da Ação Católica, que este ano têm por lema de formação “Viajando para Ti”, o Santo Padre explicou o que significa fazer esta viagem para Jesus.

Approfittiamo degli auguri fatti a #PapaFrancesco dai ragazzi dell’Azione Cattolica ricevuti questa mattina in Vaticano per augurare anche noi al Santo Padre Buon compleanno!

Posted by Tv2000 on Quinta, 17 de dezembro de 2015

“É verdade: todos estamos viajando para o Senhor, mas muitos não pensam nisso, enquanto vocês querem viver plenamente esta ‘viagem’!”, destacou Francisco.

“Viajar para o Senhor – explicou – significa percorrer o caminho do bem, não o do mal; o caminho do perdão, não o da vingança; o caminho da paz, não o da guerra; o caminho da solidariedade, não o do egoísmo”.

O Santo Padre recordou que muitas crianças e jovens, graças à Ação Católica, conhecem Jesus mais de perto e são ajudados também a viver o Evangelho na família, na escola, na paróquia e no esporte. O Papa destacou ainda quanta alegria nos dá sentir-nos comprometidos com a Igreja, sabendo que Jesus não está longe, mas em meio deles.

O Pontífice acrescentou que, desta maneira, participam melhor no catecismo e na Missa, de forma que, pouco a pouco, eles também se convertem em missionários, ou seja, em pessoas capazes de levar Jesus aos outros.

Em seguida, Francisco agradeceu por esse encontro com os jovens, sobretudo porque aconteceu a poucos dias do Natal.

Do mesmo modo, referiu-se ao projeto de ajuda que os jovens da Ação Católica Italiana realizam com os emigrantes na Diocese de Agrigento. O Papa lhes agradeceu por seu esforço exemplar de acolhida a tantas pessoas que chegam “carregadas de esperança, mas também de tantas feridas e necessidades em busca de pão e de paz”.

O Santo Padre recomendou aos jovens: “Podem dar uma contribuição especial a esta iniciativa, com seu entusiasmo e sua oração. Recomendo-lhes que façam alguma renúncia, para partilhar o necessário com outros jovens que estão desprovidos”.

Nesse sentido, recordou que ontem durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro estava presente um menino de cinco meses de vida com seus pais migrantes, estavam em um navio na região da Sicília. “Há tantos, tantos. Muitas crianças conseguem chegar, outras não. E tudo o que fizerem por estas pessoas é bom. Muito obrigado por tudo o que vocês fazem”, expressou.

Finalmente, despediu-se dos jovens saudando os membros maiores da Ação Católica que os acompanhavam, agradeceu-lhes a dedicação à educação cristã.

“Desejo a todos de coração um feliz e Santo Natal!”, disse o Papa, que estendeu suas saudações a suas famílias e a Ação Católica de toda a Itália.

“Que o Senhor os abençoe e a Virgem os proteja. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu o Pontífice.

Confira também: