Neste 17 de dezembro o Papa Francisco faz 79 anos de vida. Milhões de fiéis se alegram em todo mundo pelo aniversário do Pontífice nascido na Argentina e que sempre pede que se lembrem dele nas orações.

O ano 2015 trouxe grandes momentos para o Santo Padre. Em julho deste ano, por exemplo, o Papa Francisco realizou uma viagem especial à América do Sul e visitou Equador, Bolívia e Paraguai. Um dos fatos mais significativos foi o encontro do Santo Padre com os presidiários do cárcere de Palmasola na Bolívia.

Ali escutou os testemunhos de alguns detentos e dirigiu um discurso aos encarcerados no que transmitiu a proximidade da Igreja, os animou a olhar o rosto crucificado de Jesus quando se sentirem desalentados e pediu às autoridades penitenciárias "deixar uma lógica de bons e maus para passar a uma lógica centrada em ajudar a pessoa".

Com este mesmo espírito reconciliador viajou em setembro a Cuba e Estados Unidos. Na ilha, o Papa Francisco se reuniu com diversos líderes políticos como Fidel Castro e aos pés da Virgem da Caridade do Cobre recordou aos cubanos que a alma dessa nação foi forjada entre dores e penúrias “que não conseguiram apagar a fé” da população, e pediu a todos “viver a revolução da ternura como Maria”.

Logo o Santo Padre se dirigiu aos Estados Unidos, onde se converteu no primeiro Pontífice a falar para o Congresso deste país. “A regra de ouro nos recorda a responsabilidade que temos de custodiar e defender a vida humana em todas as etapas de seu desenvolvimento”, enfatizou então.

“Esta certeza é a que me levou, desde o começo de meu ministério, a trabalhar em diferentes níveis para solicitar a abolição mundial da pena de morte. Estou convencido que este é o melhor caminho, porque cada vida é sagrada”, acrescentou.

Do mesmo modo pronunciou um histórico discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e em Nova Iorque, onde foi muito bem acolhido e celebrou a Santa Missa no emblemático Madison Square Garden.

Em novembro, o Papa Francisco viajou também ao continente africano, recebendo as boas-vindas dos cidadãos do Quênia, Uganda e República Centroafricana.

Neste último país o Santo Padre animou os jovens a serem como pés de bananeiras, porque este sempre frutifica e, sobre tudo, porque tem o dom da resistência, uma virtude necessária ante a complicada situação desse território que é considerado uma zona de guerra.

O Papa Francisco inaugurou o Jubileu ou Ano Santo da Misericórdia em 8 de dezembro de 2015 na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria ao abrir, acompanhado de Bento XVI, a Porta Santa na Basílica de São Pedro.

Este Jubileu concluirá no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei.

Durante este ano os fiéis poderão obter a indulgência plenária fazendo uma peregrinação para a Porta Santa que cada bispo tenha designado em sua respectiva diocese além de cumprir os requisitos gerais da Igreja para os distintos tipos de indulgência.

Biografia

Jorge Mario Bergoglio nasceu no seio de uma família católica no dia 17 de dezembro de 1936, no bairro de Flores, Buenos Aires, sendo o mais velho de cinco filhos do casal formado por Mario José Bergoglio e Regina Maria Sívori, ambos imigrantes italianos.

Foi batizado no dia de Natal de 1936 na Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos do bairro fr Almagro em Buenos Aires.

Durante sua infância foi aluno do Colégio Salesiano dos Santos Anjos e estudou na Escola Nacional de Educação Técnica Nº 27 Hipólito Yrigoyen onde se graduou como técnico químico. Logo trabalhou no laboratório Hickethier-Bachmann.

Durante sua juventude, teve uma doença pulmonar e foi submetido a uma cirurgia na qual foi extirpada uma parte de um pulmão, o que não o impediu de desenvolver suas atividades com normalidade.

Em 11 de março de 1958 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus no Seminário de Villa Devoto.  Como noviço da Companhia de Jesus terminou seus estudos no Seminário Jesuíta de Santiago do Chile.

Entre 1967 e 1970 cursou estudos de teologia na Faculdade de Teologia do Colégio Máximo de San José. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, aos quase 33 anos de idade.

Continuou seus estudos de 1970 a 1971 na Universidade de Alcalá de Henares (Espanha) e em 22 de abril de 1973 realizou sua profissão de jesuíta. De retorno à Argentina foi mestre de noviços na Vila Barilari; professor na Faculdade de Teologia de San Miguel; consultor provincial da Companhia de Jesus, cargo que ocupou até 1979; e reitor do Colégio Máximo da Faculdade.

Mais em

Foi renomado Bispo Auxiliar de Buenos Aires pelo Papa João Paulo II em 20 de maio de 1992. Quando a saúde do então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Antonio Quarracino, começou a debilitar-se, Dom Bergoglio foi designado Arcebispo Coadjutor em 3 de junho de 1997. Ao falecer o Cardeal Quarracino ele o sucedeu no cargo de Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998.

Durante o consistório de 21 de fevereiro de 2001, o Papa João Paulo II o criou Cardeal. Como Cardeal formou parte da Comissão para a América Latina; da Congregação para o Clero; do Pontifício Conselho para a Família; da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; do Conselho Ordinário da Secretaria Geral para o Sínodo dos Bispos e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Foi Presidente da Conferência Episcopal Argentina, em dois períodos consecutivos de novembro de 2005 até novembro de 2011. Integrou também o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

O Cardeal Bergoglio sempre teve um estilo de vida singelo e austero. Vivia em um apartamento pequeno em vez da residência episcopal, renunciou à sua limusine e a seu chofer, mobilizava-se em transporte público e preparava sua própria comida.

O Cardeal Bergoglio gostava da ópera, tango e é amante do futebol. Ele segue sendo sócio ativo do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, seu time do coração.