Os fiéis da Diocese de El Paso, localizada no Texas (Estados Unidos), já começaram seus preparativos para participar ativamente da Missa que o Papa Francisco celebrará na Ciudad Juárez, cidade fronteiriça mexicana.

Segundo o programa oficial, difundido no último domingo pelo Vaticano, a Missa será celebrada no dia 17 de fevereiro, no Estádio Benito Juárez, nessa cidade.

Dom Mark J. Seitz, Bispo de El Paso, expressou: “Atualmente estou dialogando com nossas autoridades civis acerca da Missa que será celebrada pelo Papa Francisco na fronteira, na qual os fiéis estarão em ambos os lados da fronteira”.

Esperam que esta Eucaristia na fronteira do México com os Estados Unidos reúna centenas de milhares de peregrinos de ambos os países e que seja grande um acontecimento durante a viagem do Santo Padre.

O Estádio Benito Juárez tem uma capacidade para 220 mil pessoas e a expectativa é de que as entradas estejam disponíveis a partir da próxima semana.

Embora a Diocese de El Paso não esteja organizando oficialmente uma peregrinação ao México durante a visita do Papa Francisco, os fiéis estão se organizando por paróquias para estar presentes neste importante evento.

Dom Seitz manifestou que está “emocionado” pelo fato de que o Papa visite a fronteira e disse que tem “muitas esperanças” nesta viagem apostólica.

“Apesar de existirem os limites e as fronteiras, somos uma grande comunidade católica e estamos imensamente agradecidos e honrados com que nosso Pastor Universal, o Papa Francisco, tenha escolhido visitar a nossa terra”, expressou em um comunicado.

“A visita do Papa Francisco sem dúvida chamará a atenção sobre as muitas realidades que se vivem em ambos os lados da fronteira entre o México e Estados Unidos, especialmente a de muitos migrantes e refugiados que fogem da violência e da pobreza de seus países de origem e vão em busca de uma vida melhor para eles e para os seus filhos”, indicou Dom Seitz.

O Bispo de El Paso expressou ainda a sua “grande emoção” pelo povo mexicano depois do anúncio da viagem. Em um país onde 80% da população é católica, os mexicanos são conhecidos por seu “carinho e amor para com os Papas”, acrescentou o Bispo, que espera que estes sentimentos sejam tão fortes como sempre.

Por outro lado, Dom Seitz disse que fizeram um apelo a todas as paróquias da Diocese para fazer uma coleta especial a fim de dar à Ciudad Juárez um apoio econômico com os gastos para a organização da visita do Papa.

Outros aspectos do itinerário do Pontífice durante a viagem ao país são a visita ao Santuário da Virgem de Guadalupe, a Missa com os indígenas de Chiapas e a visita a prisão da Ciudad de Juárez.

Confira ainda: