O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia do Bispo da Diocese de São Carlos (SP), Dom Paulo Sérgio Machado, de acordo com o cânon 401, parágrafo 2º, do Código de Direito Canônico. O Pontífice nomeou o Arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos, como administrador apostólico.

O referido cânon do Código de Direito Canônico diz: “Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia”.

Dom Paulo Machado completou 70 anos no último dia 22 de novembro e, segundo o site da Diocese de São Carlos, depois de 26 anos como Bispo, pediu ao Papa, como presente de aniversário, ser Bispo emérito.

“Já me sinto cansado. Tem muita gente boa por aí para me substituir. Não quero servir de peso a ninguém”, expressou o Prelado na carta que escreveu ao Santo Padre.

O Chanceler da Diocese de São Carlos, Padre Eduardo Malaspina, explicou que o bispo, ao tornar-se emérito, deixa de exercer o ofício episcopal numa determinada Igreja Particular, mas, “continua o seu ministério episcopal na oração e demais ofícios previstos pelo próprio direito”.

Em setembro deste ano, Dom Paulo Sérgio Machado foi interceptado pela Polícia Militar (PM), em São Carlos, por suspeitas de dirigir sob embriaguez. Segundo o Boletim de Ocorrências, os policiais o pararam após o terem visto guiando o veículo em zigue-zague.

De acordo com a PM, o veículo quase bateu em outro carro e atropelou uma pedestre. Além disso, a Boletim afirma que foram encontrados no automóvel uma pequena garrafa de vinho vazia e um copo com a bebida.

Na ocasião, Dom Paulo autorizou a retirada de uma amostra de sangue para analisar a quantidade de álcool em seu organismo, foi ouvido e liberado.

Dom Paulo Sérgio Machado é natural de Patrocínio (MG). Foi ordenado sacerdote em 8 de abril de 1972 e Bispo em 24 de setembro de 1989. Tem como lema “A paz é obra da solidariedade”. Foi Bispo de Ituiutaba (MG) de 1989 a 2006, quando foi nomeado para a Diocese de São Carlos (SP). Possui especialização em Teologia Pastoral, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma (Itália).

O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, passa a conduzir a Diocese vacante até a nomeação de um novo Bispo.

Dom Airton nasceu em Bom Repouso (MG), no dia 25 de junho de 1956. Foi ordenado presbítero em 08 de dezembro de 1985 e Bispo em 2 de março de 2002. Tem por lema episcopal “Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), ou seja, “Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. Foi Bispo auxiliar de Santo André (SP), Bispo de Mogi das Cruzes (SP), até ser nomeado Arcebispo de Campinas, em 2012.