O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou uma lei que permitirá a diversas empresas elaborar dispositivos para apagar ou filtrar cenas ofensivas –sexuais ou de vocabulário procaz- nos DVDs que se consomem nos lares.

ClearPlay Inc. é uma das companhias que oferece este tipo de aparelhos para reprodutores do DVD. Em setembro de 2002, oito estudos de Hollywood e alguns diretores do Diretors Guild of America demandaram à empresa aduzindo que o uso dos dispositivos do ClearPlay ia contra as leis que protegem os direitos de autor já que modificam o conteúdo dos filmes.

“Esta é uma grande noticia para o ClearPlay e uma verdadeira vitória para as famílias”, assinalou Bill Aho do ClearPlay e acrescentou que assim se “assegura aos pais a possibilidade de contar com uma ferramenta que controle o conteúdo dos filmes que seus filhos vêem em seus próprios lares. Além disso, é uma grande oportunidade para que ClearPlay expanda suas oportunidades de negócio”.

O projeto de lei de filmes familiares foi apresentado pelo republicano do Texas Lamar Smith e respaldado no Senado pelo também republicano Orrin Hatch. Logo do debate correspondente, o projeto se converteu em lei. A norma estabelece que as leis de direito autoral garantem a legalidade das tecnologias que filtram os filmes nos lares.

Se deseja conhecer mais sobre os dispositivos do ClearPlay, pode acessar ao sítio Web: http://www.clearplay.com/