Neste terceiro domingo do Advento, a Igreja celebra o Domingo Gaudete, ou da alegria. Este dia recorda que o Senhor está próximo, Ele vem trazer a Salvação, por isso, todos devem se alegrar.

O nome Gaudete se deve as palavras proferidas na antífona da Missa em latim: “Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete” (Alegrai-vos sempre no Senhor; repito: alegrai-vos).

Durante a Celebração Eucarística deste dia, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são com detalhes róseo, simbolizando a alegria e convidando os fiéis a se alegrar porque o Senhor já está perto.

“O coração do homem deseja a alegria. Todos desejamos a alegria, cada família, cada povo aspira à felicidade. Mas qual é a alegria que o cristão está chamado a viver e a testemunhar? É a que vem da proximidade de Deus, da sua presença na nossa vida”, explicou o Papa Francisco no Ângelus do Domingo Gaudete do ano passado, 14 de dezembro.

Neste dia, acende-se a terceira vela da Coroa do Advento, a qual também pode ser da cor rosa, simbolizando esta mesma alegria. A seguir, a liturgia familiar que esta vela seja acesa, pedindo ao Senhor que a alegria de sua proximidade esteja presente em nossos lares.

Terceira liturgia semanal com a coroa do Advento

INDICAÇÕES: Ao iniciar a liturgia, devem estar acesas a primeira e a segunda vela da coroa. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com uma vela a seus pés. Desta vela, pode-se tirar a chama para acender a terceira vela da coroa.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CONDUTOR: Já estamos na terceira semana do Advento: aumenta nossa alegria e nosso júbilo pela vinda do Senhor Jesus, que está cada vez mais próximo de nós. Vamos acender a terceira vela de nossa coroa do Advento. O Senhor está mais próximo de nós e nos ilumina cada vez mais. Abramos nosso coração, que muitas vezes está em trevas, à luz admirável de seu amor.

LEITOR: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 3,10-18): 10 As multidões perguntavam a João: “O que é que devemos fazer?” 11 Ele respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa.” 12 Alguns cobradores de impostos também foram para ser batizados, e perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer?” 13 João respondeu: “Não cobrem nada além da taxa estabelecida.” 14 Alguns soldados também perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?” Ele respondeu: “Não maltratem ninguém; não façam acusações falsas, e fiquem contentes com o salário de vocês.” 15 O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: “Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 17 Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.” 18 João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos.

CONDUTOR: Vamos acender a terceira vela de nossa coroa. Cantemos “Coroa do Advento” (ou outro canto apropriado)

(Uma pessoa acende a terceira vela enquanto se entoa o canto, se possível durante a terceira estrofe)

Coroa do Advento

1. Uma vela, na coroa, acendemos. Toda sombra se esvai com sua luz; Vigilantes, o Senhor esperemos: chegou o tempo do Advento de Jesus!

Meus irmãos, penitência e oração! Arrumemos nossa casa com alegria! Logo a ela o Senhor vai chegar, pelo ventre imaculado de Maria!

2. Outra vela, na coroa, acendemos, penitentes nos caminhos do Senhor. Consolando os aflitos, busquemos novos céus e nova terra, com ardor!

3. A terceira vela hoje acendemos e cantamos: “Alegrai-vos no Senhor!" No deserto, uma voz escutemos: “Praticai a justiça e o amor!”

CONDUTOR: Recorramos agora a Santa Maria, que colaborando com o Plano do Pai permitiu que a luz do Senhor ilumine à humanidade, e peçamos que siga intercedendo por nós neste tempo de preparação. Rezemos juntos a oração.

TODOS: Brilhante Lua da Nova Evangelização, que com teu fulgor iluminas a noite pela qual tantos perambulam sem rumo no mundo da “cultura de morte”, ilumina o caminhar do homem com a luz do Senhor Jesus, que como ninguém sabes refletir.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Mais em

Baixe a Liturgia familiar com a coroa do Advento completa, para continuar sua preparação para o Natal, neste link: http://www.acidigital.com/liturgiadoadvento.pdf

Confira também: