As finanças vaticanas continuam com o processo de transparência e adequação aos padrões internacionais e, ontem, o Comitê de Peritos do Conselho da Europa (um dos maiores organismos da União Europeia para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo) aprovou os últimos progressos do Vaticano com relação a este tema.

Através de um comunicado enviado pelo Vaticano à imprensa, explicam que, “ontem, em Estrasburgo, a Assembleia Plenária de Moneyval aprovou o segundo Progress Report da Santa Sé – cidade do Vaticano”.

“A prática desta nova relação, que segue a adoção da ‘Relação de avaliação’ (Mutual Evaluation Report) do dia 4 de julho de 2012, assim como a do primeiro Progress Repor de 9 de dezembro de 2013, faz parte do procedimento ordinário realizado pelo Comitê Moneyval para todos os Países membros”.

O texto diz ainda que este comitê “acolheu positivamente os resultados dos contínuos esforços realizados pela Santa Sé e pelo Estado da Cidade do Vaticano por reforçar ainda mais seu caráter institucional, jurídico e operativo, a fim de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo ”.

Dom Antoine Camilleri, Subsecretário para as Relações com os estados e Chefe da Delegação da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano na Plenária do Comitê Moneyval, indicou que isto “confirma que a Santa Sé instituiu um sistema que funciona bem, está sendo eficaz e sustentável para prevenir e combater os crimes financeiros”.

Esta notícia está unida ao pedido de uma auditoria externa das finanças da Santa Sé, a qual foi comunicada pelo Vaticano no último sábado, 5 de dezembro.

Todas estas medidas são resultado das reformas efetuadas durante os últimos dois anos pelo Papa Francisco na economia da Santa Sé.