Ontem à tarde, do Vaticano o Papa Francisco “acendeu” e abençoou a distância a árvore de Natal e o Presépio que os franciscanos da cidade italiana de Assis (onde São Francisco nasceu e fundou a ordem) instalaram para este Natal na praça da Basílica inferior de São Francisco. O Pontífice dirigiu também algumas palavras aos refugiados e aos imigrantes.

Os frades quiseram ter uma lembrança especial por todas as pessoas que fogem da miséria, do ódio, da violência e da guerra e quiseram contar com o Papa, que participou por vídeo de uma das salas do Palácio Apostólico do Vaticano e acompanhou os cantos e testemunhos.

Em várias ocasiões, nas imagens retransmitidas através de internet, foi possível observar um barco proveniente de Lampedusa, ilha italiana na qual milhares de refugiados tentam chegar a cada semana e em cuja viagem morrem muitos deles. Esse barco salvou a vida de nove imigrantes da Tunísia.

Antes de finalizar, Francisco disse umas palavras de ânimo: “Olhando esse barco, Jesus sempre está conosco e está também nos momentos difíceis. Quantos irmãos e irmãs se afogaram no mar! Estão agora com o Senhor. Mas Ele veio para nos dar esperança. Devemos tomar esta esperança, para nos dizer que Ele é mais forte do que a morte, é maior do que qualquer maldade, é misericordioso e, neste Natal, convido-vos a abrir o coração à misericórdia, ao perdão. Mas não é fácil perdoar estes massacres”.

“Gostaria de agradecer aos guardas costeiros: são homens e mulheres muito bons, obrigado de coração, pois vocês são instrumentos da esperança que nos traz Jesus. Foram semeadores de esperança de Jesus”, adicionou.

Em seguida, o Santo Padre recordou “todos àqueles que esta terra italiana recebeu tão generosamente. O sul da Itália tem sido um exemplo de solidariedade para o mundo inteiro! A todos eles faço votos de que, quando olharem para o Presépio, possam dizer a Jesus: Eu também dei uma mão para que Tu sejas sinal de esperança!”.

“E a todos vós refugiados, digo-vos uma palavra, aquela do profeta, que diz: levantai a cabeça, o Senhor está próximo. E com Ele a força, a salvação, a esperança. O coração, talvez, está triste, mas a cabeça está erguida na esperança do Senhor. A todos vós, refugiados, a todos vós da Guarda Costeira, vos abraço e desejo um Santo Natal, cheio de esperança, e com muitas carícias do Senhor”.

Confira também: