O Papa Francisco participou, na tarde de ontem, 03, da reunião do Conselho para a Economia da Santa Sé, conforme informou hoje a Sala de Imprensa do Vaticano aos meios de comunicação.

O Pontífice explicou: “O motivo da minha presença é encorajar e agradecer pessoalmente aos membros do Conselho para o importante papel que têm no desempenho da supervisão das estruturas administrativas e financeiras da Santa Sé”.

Além disso, o Santo Padre confirmou “o papel central do Conselho neste trabalho de reforma, que conta com o seu compromisso pessoal”.

O organismo vaticano, por meio do seu coordenador, Cardeal Reinhard Marx, agradeceu ao Papa pela sua presença na reunião; ele reafirmou seu pleno compromisso na implementação das reformas financeiras e processos administrativos promovidos pelo Pontífice.

O Conselho para a Economia tem empregado tempo e energia consideráveis na avaliação e possível implementação de medidas destinadas à transparência e a uma gestão mais eficaz dos recursos do Vaticano.

Em concreto, este departamento, criado em fevereiro de 2014, tem como missão vigiar as estruturas e atividades administrativas financeiras da Santa Sé, assim como das instituições relacionadas a ela e o Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

Está formado por sete leigos e oito cardeais: Reinhard Marx, Arcebispo de Munich (Alemanha); Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima (Peru); Daniel N. DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston (Estados Unidos); Wilfrid Fox Napier, Arcebispo de Durban (África do Sul); Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Burdeos (França); Norberto Rivera Carrera, Arcebispo da Cidade do México (México); John Tong Hon, Arcebispo de Hong Kong (China) e Agostino Vallini, Vigário do Papa para Roma.

Confira ainda: