Hoje de manhã, na Sala dos Papas no Vaticano, foi apresentado ao Papa Francisco o Evangeliário (livro através do qual são lidos os Evangelhos durante a liturgia) da Misericórdia, uma iniciativa da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que publicou os quatro evangelhos ilustrados com os mosaicos do artista e jesuíta eslovaco Marko Ivan Rupnik.

Este sacerdote é autor dos mosaicos da capela Redemptoris Mater no Vaticano, da Basílica de Fátima (Portugal) e da Catedral de Nossa Senhora de Almudena de Madri (Espanha).

A iniciativa surgiu no contexto do Jubileu da Misericórdia, o qual acontecerá a partir da próxima terça-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, e terminará no dia 26 de novembro de 2016, Festa de Cristo Rei do Universo.

O Evangeliário contém todos os textos que serão lidos durante o Jubileu, nos domingos e nos dias festivos. Além disso, pode-se observar diferentes mosaicos do autor, que através dos gestos e das cores sublinham aspectos teológicos da misericórdia.

A obra tem também uma série de textos introdutórios a cargo do sacerdote Alessandro Amapani. O prólogo foi escrito pelo Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e encarregado da organização do Ano Santo.