Entre os dias 4 e 5 de dezembro, acontece em Roma o Seminário Internacional de estudo intitulado “Mulheres e trabalho”, cujo objetivo é reconhecer o papel e a contribuição da mulher na sociedade e na família, o qual está sendo organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos.

Durante o evento, participam conferencistas de nove nacionalidades e há expectativa de participação de centenas de pessoas provenientes de diferentes partes do mundo.

Os organizadores do evento indicaram o discutiram acerca do tema da participação das mulheres no trabalho e exigências familiares, a fim de promover sugestões concretas àquelas que estão nos dois âmbitos.

Também serão consideradas propostas para uma maior valorização do trabalho feminino, que superem as discriminações das quais as trabalhadoras ainda são objeto, como por exemplo a penalização da maternidade e a desigualdade de salário.

Por outro lado, os organizadores assinalaram que o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os participantes e que esta é usado como referência durante as discussões.

Do mesmo modo, neste evento, o Pontifício Conselho para os Leigos quer celebrar o 20º aniversário da publicação da Carta às Mulheres, do Papa João Paulo II, na qual ele manifestou sentimentos de viva gratidão e apreço por parte da Igreja às mulheres.