O Bispo de San Bernardino, Dom Gerald R. Barnes, pediu aos fiéis que rezem com ele pelas vítimas de um tiroteio no qual três homens fortemente armados assassinaram 14 pessoas e 17 ficaram feridas, nessa cidade da Califórnia (Estados Unidos).

A cifra de vítimas foi divulgada pelo Chefe do Departamento de Polícia local, que informou ainda que os suspeitos fugiram em um automóvel escuro e estão sendo procurados pelas equipes de segurança.

A imprensa local assinalou que o tiroteio aconteceu ontem, no Inland Regional Center, localizado na avenida South Waterman de San Bernardino desde aproximadamente às 11h (hora local), de acordo com informações do jornal Los Angeles Times.

O esquadrão antibomba esteve no local tentando neutralizar o que possíveis artefatos explosivos.

Nesta quinta-feira, duas pessoas foram identificadas como autores do massacre. Trata-se do casal Syed Farook, de 28 anos e nascido nos Estados Unidos, e Tashfeen Malik, de 27 anos e cuja nacionalidade ainda não foi confirmada. Após serem encontrados pela polícia e perseguidos, os dois morreram em uma troca de tiros. Um policial ficou ferido.

À imprensa, o chefe de polícia de San Bernardino, Jarrod Burguan, informou que Farook era funcionário do condado e compareceu à confraternização de Natal que acontecia no edifício. Mas, teria deixado o local “enfurecido” e retornado em seguida armado para os ataques.

Orações pelas vítimas

O Bispo de San Bernardino, Dom Gerald R. Barnes, divulgou uma declaração na qual afirma que “experimentamos outro trágico ato público de violência, desta vez em nossa própria diocese de San Bernardino. Por favor, rezemos juntos por todas as vítimas – e pelas famílias – deste horrível incidente”.

“Rezemos pelo eterno descanso das pessoas que morreram durante esta tragédia e para que Deus dê fortaleza aos seus seres queridos. Rezemos também pelos feridos, para que logo melhorem”, expressou.

O Prelado indicou ainda: “Pedimos a Deus que proteja as mulheres e homens corajosos que estão procurando os suspeitos responsáveis por este tiroteio”.

“Nossa comunidade de San Bernardino enfrentou grandes desafios durante os últimos anos. Unamo-nos para iluminar à escuridão deste dia”, concluiu.